..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Padre de Rio Branco explica o que significa cada símbolo do Natal

Padre de Rio Branco explica o que significa cada símbolo do Natal

Padre Jairo Coelho explicou o significado da árvore, das luzes, anjos, presentes e do presépio

Natal é a época em que muitas pessoas enfeitam a casa, trocam presentes, reúnem parentes e preparam uma ceia para celebrar 25 de dezembro. Para os cristãos, a data simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Mas, muitos, também desconhecem o que representam alguns símbolos do Natal.

Para explicar o significado da iluminação, dos anjos, a estrela, a árvore e o presépio, por exemplo, a Rede Amazônica Acre conversou com padre Jairo Coelho.

Antes de especificar o significado de cada símbolo, o reverendo destacou que o verdadeiro significado do Natal é Jesus, filho de Deus, ter se tornado humano para salvar a humanidade. “Ele quis se fazer um de nós de maneira pobre e simples, humilde para que gente possa cultivar esses valores em nosso coração. Quis nascer no seio dessa família, para consagrar todas as famílias, independente de como elas sejam constituídas, mas o Senhor quer, de fato, que todos sejam salvos”, explicou.

presepioPresépio simboliza a simplicidade da vida de Jesus, que nasceu em meio aos animais — Foto: Ana Paula Xavier/Rede Amazônica Acre

Veja o que significa os símbolos

  • Árvore - Símbolo da vida. A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares, o formato triangular do pinheiro representaria a santíssima trindade.
  • Anjos: Segundo o cristianismo, os anjos avisaram aos pastores e magos que Jesus havia nascido.
  • Estrela: após serem avisados pelos anjos, os magos iniciaram a jornada a caminho de Belém, onde o menino Jesus havia nascido, para levar presentes e o adorá-lo.
  • Presépio: Ainda conforme a tradição, Jesus nasceu em uma manjedoura, cercado de animais.
  • Laços: Simbolizam os presentes que Jesus ganhou dos magos

“Deus, mesmo sendo Deus, assumiu nossa humanidade. Jesus nasceu entre os animais, não teve casa para ele nascer, não teve clínica, nasceu entre os animais. Então, essa simplicidade do presépio deve lembrar que nós também devemos viver essa simplicidade de coração, devemos cultivar em nossos corações os mesmos sentimentos de Cristo, os mesmos sentimentos desse Deus que se fez um de nós e levou uma vida com simplicidade, alegria, leveza e mostrando que o reino de Deus é para todos, incluindo os excluídos, marginalizados e Jesus diz isso”, destacou o reverendo.

Ainda segundo o padre, as luzes natalinas, lembram que Cristo é a grande luz. “Nada adianta a gente ter belas iluminações, se o nosso coração não está iluminado por Cristo, que essa luz é o sol que nunca deixa de aparecer e iluminar nossos corações”, contou.

Padre Jairo Coelho deixou ainda uma mensagem de Natal para a população. “Deus é amor, segundo a carta de São João. Esse amor se fez um de nós para que nós também possamos amar. Esse foi o conselho que Jesus deixou: ‘amai uns aos outros, como eu vós amei’. Ele também nos recorda: ninguém tem mais amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos’. Que possamos nos amar mais, nos respeitar mais, nos tolerar mais para que possarmos, de fato, construir um mundo melhor, mais fraterno, mais solidário para que todas as pessoas, independente de quem seja e como esteja, possam se sentir acolhida, amada por Deus através de nós e possa experimentar a misericórdia infinita de Deus”, concluiu.