Unidade hospitalar emitiu nota dizendo que estado de saúde de homem já era grave. Situação repercutiu após médicos brigarem nos corredores por discordarem de manejo de paciente
Morreu no último sábado (22) o paciente que estava sendo transferido da Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) para a enfermaria durante uma discussão entre dois médicos na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre). A informação foi confirmada nesta segunda-feira (24) por meio de nota.
A situação repercutiu após os médicos Nonato Anute e Marcos Paulo Bosetto Nanci trocarem ofensas e empurrões nos corredores da Fundhacre. O fato ocorreu na terça-feira (18).
“O paciente se encontrava com potencial de gravidade onde ocasionou evolução do quadro clínico com um desfecho desfavorável”, disse.
Discussão
No vídeo, vê-se que Anute pede que Nanci repita uma suposta ofensa que havia proferido antes, e questiona: “Eu sou bobão?”. Os dois profissionais seguem percorrendo o corredor, um em frente ao outro, e Anute prossegue: “Eu sou machão? Machão é você! (...) Você é um moleque! (...) Você é um b…! Você é um m…!”.
Anute teria solicitado informações sobre o motivo pelo qual o paciente saiu da UTI sem a avaliação dele. A partir daí, Nanci, teria se irritado, momento no qual a confusão teve início.
Após o início da discussão verbal, Anute pede que Nanci se afaste, momento em que começam a trocar empurrões mais fortes. O vídeo encerra no momento em que Nanci segurava o braço de Anute.
A Fundhacre também já havia emitido nota dizendo que o Corpo de Ética Médica da instituição havia sido acionado para que medidas fossem tomadas.