Operação iniciou nesta segunda-feira (24) em todo país. No Acre, colégios de sete cidades serão fiscalizados por auditores do TCE-AC até quarta (26)
O Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC) começou nesta segunda-feira (24) uma fiscalização em 12 escolas públicas de sete cidades acreanas. A ação faz parte da Operação Educação, uma fiscalização nacional que analisa as condições de infraestrutura de escolas das redes estaduais e municipais dos 26 estados e do Distrito Federal.
Em todo país, o trabalho envolve técnicos de 32 Tribunais de Contas visitando escolas para verificar a infraestrutura de 1.088 unidades de ensino. Cerca de 785 auditores estão participando da operação, que se estenderá até a próxima quarta-feira (26).
No Acre, oito auditores do TCE-AC aplicam questionários e fazem imagens dos prédios das escolas.
“As escolas foram escolhidas a partir de indicativos de situações críticas relacionadas à infraestrutura que constam no Censo Escolar 2022, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As informações coletgadas durante este período da operação serão inseridas em sistema de consolidação automática de dados”, informou o TCE-AC.
As equipes do tribunal fiscalizam os sistemas ligados à segurança, de prevenção de incêndios, a higiene e limpeza dos colégios.
Escolas fiscalizadas no Acre nesta segunda:
- Rio Branco - Escola Glória Perez
- Xapuri - Escola Esperança do Povo
- Escola Argentina Santos da Silva
As escolas fiscalizadas e os problemas encontrados são divulgados em tempo real pelo TCE de São Paulo.