..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

No Acre, fiscalização apreende mil quilos de pescado de RO sem documentação de inspeção sanitária

Mercadoria era trazida de Ariquemes e seria distribuída em Rio Branco. Pescado foi levado para aterro sanitário e destruído por equipes do Idaf

Um carregamento de mil quilos de pescado da cidade de Ariquemes, em Rondônia, foi apreendido por equipes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), na segunda-feira (4), em uma barreira no Posto da Tucandeira, no km 120 da BR-364, na saída de Rio Branco

O pescado seria distribuído em Rio Branco e estava sem o laudo sanitário e a Guia de Transporte de Animal (GTA). O Idaf informou que o peixe estava eviscerado e sem a cabeça, o que é caracterizado como matéria-prima, e só tinha a nota fiscal.

A apreensão foi feita em uma abordagem de rotina do Idaf e da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). O pescado estava acondicionado em caixas térmicas em um caminhão.

Sem todos os documentos necessários, o veterinário e gerente estadual de Fiscalização de Trânsito Agropecuário do Idaf, Francisco Lopes Dantas, falou que a mercadoria foi processada em um ambiente que não tem fiscalização e nem obedece às ordens sanitárias.

“Necessitamos desses documentos. Se não tiver, caracteriza que a mercadoria foi processada em um ambiente não adequado. Essa ação foi conjunta entre o Idaf e o Idaron, e se a barreira fosse na região de Rondônia ele faria o regresso da carga, ma,s com o posto de fiscalização dentro do Acre, a legislação sanitária diz que temos que fazer a apreensão e destruição”, explicou.

Após a apreensão, o pescado foi levado para destruição em um aterro sanitário do estado acreano. A ação foi acompanhada pelo motorista do veículo.

“Foram lavrados os autos, o motorista nos acompanhou e fizemos a destruição. A importância disso tudo é que não entra um produto sem inspeção. Com isso, a gente consegue dar qualidade aos produtos que chegam no estado. É uma prevenção para os nossos consumidores”, garantiu.

peixe 1 webMercadoria era trazida de Ariquemes e seria distribuída em Rio Branco. Pescado foi levado para aterro sanitário e destruído por equipes do Idaf — Fotos: Divulgaçao/Idaf