..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

No AC, atendimento psicológico on-line durante período de isolamento alcança pelo menos 50 pessoas

Duas psicólogas estão prestando atendimento por e-mail e nesta semana vai ser disponibilizado número de telefone para ampliar consultas

Duas psicólogas da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (Seasdhm) estão ofertando serviço de atendimento psicológico on-line durante a pandemia do novo coronavírus no Acre. Os atendimentos são ofertados para a sociedade em geral.

O atendimento é oferecido desde o dia 24 de março e se estende durante o período de isolamento social e pelo menos 50 pessoas já foram atendidas, conforme informou a coordenadora da ação, a psicóloga Dina Larissa.

Para receber o atendimento, o interessado deve enviar um e-mail [Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.] explicando o que sente e, automaticamente, é enviado um formulário para preenchimento com os dados da pessoas. Após o envio, a psicóloga entra em contato respondendo o que foi exposto.

“Nesse momento, a gente sabe que está muito difícil e podemos oferecer isso e, enquanto servidoras da secretaria, estamos fazendo. Estamos com o atendimento feito em casa, fico no período da manhã e a outra no período da tarde”, explica Dina.

Além do e-mail, a psicóloga disse ao G1 que na próxima quarta-feira (22) vai ser disponibilizado um telefone para aumentar o alcance dos atendimentos pelo número (68) 98117-1210.

“Tivemos uma queda nos atendimentos e acreditamos que isso seja porque nem todo mundo tem acesso à internet e, por causa disso, vamos começar a atender no período da manhã, de segunda à sexta por telefone”, acrescentou.

As principais reclamações são de transtorno de ansiedade generalizada, depressão e síndrome do pânico, conforme informações da secretaria.

“De repente você para o convívio social com outras pessoas e a gente não sabe quando isso vai acabar. Ninguém tem o controle da doença, então, pessoas que, às vezes, estão propensas a ter uma ansiedade, acabam disparando o gatilho”, acrescentou sobre a importância dos atendimentos.

Quem precisar também pode fazer contato através do Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188. Os atendimentos são feitos de segunda à sexta-feira, no período de 8h às 12, e de 14h às 8h.

O Acre chegou aos 142 casos de Covid-19 neste sábado (18), segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do estado (Sesacre). Foram sete novos casos em 24 horas, saltando de 135 para 142 os registros da doenças. O número de mortes também subiu de 5 para 6.