..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Nível do Riozinho do Rola chega a 17,45 metros e Defesa Civil alerta para aumento do nível do Rio Acre

Nível do Riozinho do Rola chega a 17,45 metros e Defesa Civil alerta para aumento do nível do Rio Acre

O governo do Acre, por meio da Defesa Civil, registrou aumento de 0,73 metros no nível do Riozinho do Rola nas últimas 24 horas, chegando a 17,45 metros na tarde desta quarta-feira, 29. Com o registro, a Defesa Civil faz alerta para aumento do nível do Rio Acre e impacto a mais pessoas na capital, Rio Branco.

Com o volume de águas subindo, o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, alerta para mais impactos à população da capital, Rio Branco, e para atenção da população no uso de embarcações.

“Há muitos balseiros descendo o rio e é preciso atenção de quem está utilizando as embarcações. Também pedimos para quem esteja utilizando jet-skis, lanchas e outras embarcações, que faça trajeto em baixa velocidade, para evitar o comprometimento das casas em situação de alagamento”, orientou o coordenador da Defesa Civil Estadual.

riozinho 002 webMoradores do ramal do Riozinho do Rola se preparam para situação de emergência. Foto: Pedro Devanir/Secom

O produtor rural e aposentado José Antônio Ferreira Leandro, de 60 anos, vive com a esposa Eunice Silva, de 67 anos, nas proximidades da ponte do Riozinho do Rola, no quilômetro 11 da estrada da Transacreana. Morando no local há cerca de 20 anos, o aposentado afirma que foram atingidos na cheia de 2015 e que com o levantamento feito na estrada e a substituição da ponte de madeira por uma de concreto asseguraram maior tranquilidade a quem mora na região. “Se não fosse terem alteado aqui a estrada e feito uma ponte de concreto, tudo aqui ao redor já estaria alagado”, afirmou.

riozinho 003 webCasal de idosos do Ramal do Riozinho do Rola se preparam para situação de emergência. Foto: Pedro Devanir/ Secom

Após atravessar a parte alagada em frente ao terreno onde o casal mora, a produtora Eunice Silva disse ter perdido parte da produção de banana e milho, mas que está esperançosa que a vazante do riozinho aconteça. “A água está dando na minha cintura aqui na parte da porteira, mas estamos com fé que dê uma vazante para não ser necessário a gente sair. E, se for o caso de precisar sair, chamamos meu filho e os bombeiros para ajudar”, afirmou.

Com as enchentes em diversos municípios, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), mobilizou equipes para atender as famílias atingidas nas áreas rurais do estado. “Alinhado com o governador Gladson Cameli, estamos comprando do pequeno produtor, associações e cooperativas, para atender as demandas locais onde as pessoas estão abrigadas e também atender os nossos produtores vítimas da enchente”, destacou o gestor da Seagri, Luis Tchê.

riozinho 004 web