..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Nível do Rio Tarauacá está com mais de um metro acima da cota de transbordo e atinge cerca de 8 mil pessoas no AC

Nível do Rio Tarauacá está com mais de um metro acima da cota de transbordo e atinge cerca de 8 mil pessoas no AC

Defesa Civil informou que está com dois pedidos para retirar família de casas atingidas em Tarauacá nesta terça-feira (22)

Apesar de não ter chovido mais na região, nível do Rio Tarauacá, na cidade de mesmo nome, no interior do Acre, continua subindo e está com mais de um metro acima da cota de transbordo, que é de 9,50 metros. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, o manancial marcou 10,55 metros às 6h desta terça-feira (22).

O rio voltou a transbordar na cidade nessa segunda (21) após subir mais de quatro metros em 24 horas, depois do registro de fortes chuvas no fim de semana. O manancial marcava 6 metros no domingo (20) e subiu para 10,20 metros na segunda.

A estimativa da Defesa Civil é que ao menos duas mil famílias estejam afetadas pela enchente, o que corresponde a um terço da cidade, cerca de 8 mil pessoas, que estão com água do rio nos quintais.

O coordenador do órgão na cidade, sargento Marcelo Monteiro, informou que não há famílias desabrigadas ou desalojadas. Mas, há dois pedidos para retirada de moradores atingidos ainda nesta terça.

“Temos esses dois chamados, as equipes estão já de prontidão para levar essas famílias aos abrigos públicos. É possível que ao longo do dia tenhamos mais pessoas desabrigadas”, disse o sargento.

Localidades atingidas:

  • Triângulo
  • Senador Pompeu
  • Bairro das Flores
  • Parte do Centro
  • Entorno da BR-364
  • Transbordamentos

Essa é a terceira vez que o Rio Tarauacá transborda na cidade. A primeira vez foi no dia 21 de fevereiro quando o manancial atingiu a marca de 9,50 metros no interior.

Já no último dia 10, o nível do rio voltou a subir e ultrapassou mais uma vez este ano a cota de transbordo. As águas do rio subiram cerca de 1,88 metro em 24h. Conforme a Defesa Civil, a elevação se deu após o registro de chuvas acima de 100 milímetros na região do Rio Muru, na zona rural, e também na parte urbana da cidade entre os dias 8 e 9 de março.