..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Nível do Rio Acre baixa mais de 2 metros em Assis Brasil e famílias começam a voltar para casa

Nível do Rio Acre baixa mais de 2 metros em Assis Brasil e famílias começam a voltar para casa

Defesa Civil começa a preparar as equipes para voltar com as famílias para casa em Assis Brasil. Manancial baixou para 10 metros neste domingo (26)

O nível do Rio Acre baixou mais de 2 metros em Assis Brasil na manhã deste domingo (26). No sábado (25), o manancial ultrapassou a cota de transbordo, que é 12,50 metros e chegou a quase 13 metros. Além da cheia do rio, dois igarapé também transbordaram e atingiram casas, comércios e lojas na cidade.

Conforme a Defesa Civil da cidade, 97 famílias estão desabrigadas, totalizando 493 pessoas, e foram levadas para três abrigos montados pela prefeitura, sendo um ginásio e duas escolas.

Os bairros afetados foram:

  • Centro
  • Cascata
  • Plácido de Castro
  • Bela Vista

Na manhã deste domingo, o manancial marcou 10 metros e as equipes dos órgãos de assistência iniciaram a operação volta para casa. Contudo, a ação foi suspensa devido a forte chuva que atinge o município.

“A questão do rio, ele não sobe mais. Agora é seca e ir para seu leito sentido Brasileia. Enquanto a chuva aqui, estamos esperando que ela, até mais tarde, passe. Esteve torrencial, mas agora está branda”, destacou o coordenador da Edmilson Lopes Júnior.

No final da tarde de sábado, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, decretou situação de emergência por conta da cheia. O decreto assinado tem validade de 180 dias.

nivel agua 002 webFamílias seguem em abrigo esperando a chuva parar em Assis Brasil e voltar para casa — Foto: Arquivo/Defesa Civil Municipal

Brasiléia

Na cidade de Brasiléia, o Rio Acre transbordou e atingiu a cota de 12,30 metros na manhã deste domingo (26). O manancial ultrapassou a cota de transbordo, de 11,40 metros, nesse sábado.

Foram mais de 200 famílias removidas de suas casas. Destas, 121 estão instaladas em escolas e ginásios que estão sendo usados como abrigo.

A Defesa Civil da cidade prevê que entre 500 a 600 famílias saíram de casa por conta própria e estão com parentes. Há sete bairros afetados pela cheia do manancial.

A coordenação da Defesa Civil informou que os dados de desabrigados será atualizado às 18h após as equipes retornaram dos abrigos.

Os bairros afetados pela enchente são:

  • Marcos Galvão
  • José Brauna
  • Centro
  • Leonardo Barbosa
  • Samaúma
  • Eldorado
  • 28 de maio
  • 3 botequins

Epitaciolândia

Em Epitaciolândia, há 150 famílias, totalizando 600 pessoas, desabrigadas. Essas famílias estão instaladas em seis abrigos. O Rio Acre está com 12,40 metros, sendo que a cota de alerta é 9,40 metros e a de transbordo 11,40 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil Municipal, pelo menos 600 famílias estão desalojadas, ou seja, abrigadas em casa de parentes ou amigo.

Xapuri

O Rio Acre em Xapuri também transbordou e desabriga vários moradores. Na manhã deste domingo (26), o manancial marcou 13,42 metros, dois centímetros acima da cota de transbordo, que é 13,40 metros. A cota de alerta é de 12,50 metros.

Há pelo menos oito famílias fora de casa e em abrigos montados pela prefeitura.

Tarauacá

O Rio Tarauacá ultrapassou a cota de alerta, que é 8,50 metros. O rio, na cidade de mesmo nome, atingiu a marca de 9,20 metros na manhã deste domingo, 30 centímetros abaixo da cota de transbordo, que é 9,50 metros.

Há duas ruas alagadas, mas nenhuma família desabrigada.