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Neblina impede pouso de avião em Cruzeiro do Sul e passageiros reclamam de assistência de companhia aérea

Neblina impede pouso de avião em Cruzeiro do Sul e passageiros reclamam de assistência de companhia aérea

Voo que sairia de Cruzeiro do Sul às 00h45 desta quinta-feira (1) foi cancelado devido condições meteorológicas, e passageiros com destino a Rio Branco foram levados a hotel. Porém, segundo relatos, a Gol Linhas Aéreas garantiu apenas café da manhã, e os clientes terão que arcar com custos das demais refeições, além de não receberem previsão de novo voo

Uma forte neblina impediu o pouso de uma aeronave da Gol Linhas Aéreas em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, e um voo com destino à capital Rio Branco precisou ser cancelado. Com isso, os passageiros foram levados pela empresa a um hotel do município, onde seguem até a manhã desta quinta-feira (1).

O voo estava previsto para sair de Cruzeiro do Sul às 00h45 desta quinta com previsão de chegada às 2h. Segundo a jornalista Jane Vasconcelos, que está entre os passageiros afetados pelo cancelamento, ao comunicar a suspensão da viagem, a companhia também informou que apenas cobriria custos com café da manhã durante a hospedagem, e os clientes teriam que arcar com as demais refeições.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Jane reclama ainda que a empresa não informou sobre previsão de novo voo.

“Bom gente, continuamos aqui no aeroporto de Cruzeiro do Sul. São 2h29 da manhã. A Gol vai dar para a gente o hotel somente com café da manhã, almoço e jantar. Foi entregue essa declaração que não diz quando a gente vai ter um voo, não consta que vai ter alimentação para a gente. Essa é a situação. Estamos aqui em Cruzeiro do Sul, não sabemos quando vamos voltar para casa, não tem previsão. Ainda tem toda essa galera para resolver sua situação para que a gente possa chegar no hotel”, diz a passageira.

O g1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da companhia aérea, que disse que o voo precisou ser cancelado por conta das condições meteorológicas.

“Por essa razão, o G3 1799 (Cruzeiro do Sul-Rio Branco) foi também cancelado. Os Clientes de ambos os voos receberam todas as facilidades da Companhia: hotel, transporte e alimentação. Foram criados voos de reforço para atender a contingência em Cruzeiro do Sul e Rio Branco: voo G3 9225, RBR-CZS, marcado para às 23h00 do dia 03/02, e voo G3 9226, CZS-RBR, à 00h55 do dia 04/02. A Companhia reforça que procedimentos como este são realizados com total foco na Segurança”, complementa a nota.

gol 002Voo foi cancelado por conta de mau tempo na madrugada desta quinta-feira (1) — Fotos: Reprodução

Ao g1, ainda na manhã desta quinta, Jane informou que a empresa segue sem informar sobre nova previsão de voo nem se deve mudar a orientação em relação à garantia de refeições. Segundo ela, funcionários da companhia informaram que os gastos que não serão cobertos pela empresa durante a estadia após o cancelamento podem ser ressarcidos mediante solicitação no site da empresa.

“Nós fomos para o aeroporto ontem [quarta-feira, 31] e ficamos esperando. Eles anunciaram que o voo tinha sido cancelado. A gente foi para aquele processo de fila, de pegar voucher de hotel. Quando fomos para a fila, eles disseram que tinham o hotel e que nos levariam. Mas o almoço e o jantar nós teríamos que pagar. E aí, questionamos: ‘mas como assim? E as pessoas que não têm condições?’. Nos informaram que esse era o protocolo. Falamos: ‘mas esse protocolo está errado’”, relata.

Jane questiona ainda que a situação é comum, e afeta principalmente moradores do município que precisam constantemente fazer esse trajeto de avião.

Em 2023, um grupo de passageiros ficou dois dias aguardando por um voo da Gol, também cancelado por conta do mau tempo. À época, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon-AC) deslocou uma equipe ao município para cobrar esclarecimentos da companhia.

“O nosso questionamento é que já se normalizou o descaso aqui [no estado]. As pessoas simplesmente já foram para suas casas e foi ficando a gente. Nós viemos trabalhar e tínhamos que voltar ontem à noite. Fica assim: você entra lá no site, você corre atrás [do ressarcimento de refeições]. A nossa passagem é a passagem mais cara. A gente merece no mínimo respeito. Não é comigo, não é porque sou eu. É uma população. O Juruá passa por isso há anos. E não existe uma providência. Eles estabeleceram o protocolo, assim como eles estabelecem o preço da passagem. E a gente, consumidor, a gente trabalhador, assalariado. O que a gente faz? Não tem como dar certo isso”, finaliza.