..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Na fase de atenção, Rio Branco tem aglomerações e desrespeito ao distanciamento; 7 estabelecimentos são notificados

Imagens mostram aglomeração e falta do uso de máscaras em bares e espaços públicos de Rio Branco no fim de semana

Aglomeração, falta de máscara e desrespeito às medidas de segurança. Esse foi o cenário encontrado em alguns pontos da capital acreana, Rio Branco, durante o fim de semana. A Vigilância Sanitária notificou sete estabelecimentos que descumpriram as regras entre sexta (21), sábado (22) e domingo (23).

No sábado, viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra uma aglomeração de pessoas dentro de um bar em Rio Branco. O local havia divulgado uma promoção de chopp compre quatro e leve cinco, além de promoção de petiscos e a live de uma cantora.

No dia seguinte, uma equipe da Vigilância esteve no local e autuou o proprietário. Para a Rede Amazônica Acre, o proprietário do bar se justificou afirmando que tem mais de 80 funcionários e que durante todo o período de pandemia respeitou as regras.

Por meio de nota, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel - Seccional Acre) repudiou o ato e disse que apoia e luta contra a proliferação do novo coronavírus.

Já no domingo, outro vídeo mostrou o desrespeito da população durante a pandemia. Imagens mostraram várias pessoas aglomerada na Gameleira, no Segundo Distrito da capital acreana, ouvindo som alto, consumindo bebidas alcoólicas e sem nenhuma proteção.

O vídeo foi gravado no mesmo dia em que o Acre atingiu a marca de 600 mortos pela Covid-19. Até esta segunda (24), o estado já registrou 23.729 casos da doença.

Na quarta (19), o Acre foi mantido na faixa de atenção, representada pela cor amarela, por não apresentar um cenário propício para um avanço no Pacto Acre Sem Covid. Durante uma coletiva, a coordenação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid destacou que o estado caminha para um regresso para fase de alerta, na cor laranja, e não para um avanço para fase de cuidado, que é a última da avaliação.

Notificações

À Rede Amazônica Acre, o coordenador da Vigilância em Saúde, Félix Araújo, explicou que as equipes receberam os vídeos mostrando a aglomeração e descumprimento das medidas e foram até os locais apontados.

“Recebemos os vídeos pelo canal de denúncia também e encaminhamos a equipe para verificação da denúncia. Tem a questão do horário que foi feito, se realmente foi naquele dia, mas encaminhamos a equipe e fizemos a notificação do estabelecimento como os demais, que fizeram parte desse fim de semana”, reforçou.

Araújo acrescentou que as equipes trabalham com um levantamento de lugares e regiões com riscos maiores à saúde pública e também com denúncias que chegam pelos canais disponibilizados à população.

“Temos aquele canal 3226-2113 durante a semana, no horário do expediente. Nesse cenário atual também foi disponibilizado um canal via internet, que utiliza pelo aplicativo que é o 98421-5469, que só recebe mensagem, e as pessoas possam, durante o plantão das equipes, fazer as denúncias. As equipes estão de 7h às 23 horas na semana, e aos domingos de 8h às 20h, e as pessoas podem utilizar esse canal para passar as denúncias”, ressaltou.