Considerado uma das localidades com maior incidência de focos do mosquito da dengue, o bairro Cidade do Povo recebeu na manhã desta quarta-feira (17), um mutirão de combate a doença. Logo pela manhã, um carro volante percorria as ruas do bairro, anunciando a presença dos agentes de endemias da prefeitura e solicitando a colaboração dos moradores, na facilitação dos trabalhos.
Na Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel Alves Bezerra, pacientes procuravam por atendimento e a maioria com os sintomas da doença. Cassia Silvia de Oliveira, relata que infelizmente nem todos cuidam de seus quintais e mesmo quem procura manter os domicílios livres do mosquito, muitos não pensam da mesma maneira e acaba sobrando para quem não tem nada a ver com o problema.
“Na minha casa, eu, meu esposo, meus dois filhos, meu neto e a minha vizinha da frente, ela é uma senhora de 65 anos, ficamos debilitados. A melhor recomendação é que todos cuidem dos quintais.”
Na casa da Francisca Ezequiel, os agentes de endemias encontraram mais um foco do mosquito Aedes Aegypti (edis egipiti). Ela se disse surpresa mas relatou que a pouco tempo foi vítima da doença.
“Terei mais cuidado, mas eu sempre lavo as caixas, quando está sujo eu troco a água.”
A agente de saúde Joelina Lima, alerta que qualquer recipiente que possa acumular água parada, é um potencial local para se transformar em um criadouro do mosquito.
“Você percebe que tem pouca quantidade de água, mas nós temos duas fases do mosquito aqui, que é a larva e a pupa. A pupa já é a parte do mosquito que vai voar em pouco tempo. Então a importância da gente verificar pequenos vasos, pequenos recipientes é muito bom é muito importante. Então, verifiquem o quintal de vocês, qualquer vaso pequenininho, por mínimo que seja, sempre que está virando, porque é um possível criadouro.”