..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

MPAC tem seis práticas selecionadas para a 18ª edição do Prêmio Innovare

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) está concorrendo à 18ª edição do Prêmio Innovare com seis práticas selecionadas pela conceituada premiação promovida pelo Instituto Innovare. As boas práticas classificadas para a próxima etapa são: a campanha “SOS Acre”, o Centro de Atendimento à Vítima (CAV), o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), o Grupo Especial de Atuação para Prevenção e Resposta a Emergências, Calamidades Públicas e Desastres (GPRD), a campanha “Informação Salva Vidas” e o projeto “Promotoria Modelo”.

O Prêmio Innovare é uma iniciativa do Instituto Innovare que, desde 2004, promove as boas práticas criadas por profissionais da área jurídica para tornar a justiça mais ágil e acessível à população. Entre as práticas selecionadas está a Campanha SOS Acre, que mobilizou diversas instituições e levou ajuda humanitária aos acreanos durante a crise sem precedentes na história do Acre, provocada pela pandemia da Covid-19, enchentes, surto de dengue e crise migratória.

Também está concorrendo o Centro de Atendimento à Vítima (CAV), órgão auxiliar do MPAC que oferece serviços de orientação, triagem, acolhimento e atendimento social, jurídico e psicológico às pessoas que de alguma forma foram afetadas pela violência.

Outra iniciativa é o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), que tem como objetivo a adoção de estratégias para prevenção ao uso de drogas, bem como propiciar o tratamento adequado a dependentes e usuários, incluindo orientação aos familiares e àquelas pessoas atingidas com a problemática da dependência química.

Também foi selecionado o Grupo Especial de Atuação para Prevenção e Resposta a Emergências, Calamidades Públicas e Desastres (GPRD) – grupo formado por membros e servidores do MPAC, para atuar em situações de emergência ou desastres naturais. Já a campanha “Informação Salva Vidas” visa alertar a população sobre a gravidade da Covid-19 e conscientizar sobre as consequências de não se observar as recomendações sanitárias, também está concorrendo.

A sexta iniciativa selecionada é o projeto Promotoria Modelo, que visa uma melhor tramitação nos processos nas atividades desempenhadas pela 8ª Promotoria de Justiça Criminal. O intuito principal é trazer maior fluidez para a tramitação dos processos. A procuradora-geral de Justiça do MPAC, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, comentou sobre a seleção.

“Estamos muito felizes e honrados por contemplar, mais uma vez, as práticas do Ministério Público do Acre sendo selecionadas para concorrer a uma premiação nacional tão importante como o Innovare. Parabéns a todas as equipes do MPAC que se empenham no desenvolvimento de ações tão importantes para a sociedade e gratidão aos nossos parceiros, pela confiança e por acreditarem no Ministério Público como órgão guardião e defensor dos direitos da sociedade”, disse a procuradora-geral de Justiça.