..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

MPAC participa da entrega de Pontos de Inclusão Digital na região do São Francisco e Sobral

MPAC participa da entrega de Pontos de Inclusão Digital na região do São Francisco e Sobral

Nesta quarta-feira, 20, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou da entrega de dois Pontos de Inclusão Digital (PIDJUS), promovida pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), juntamente com o MPAC e outras instituições parceiras. As novas unidades funcionarão nas Escolas Clícia Gadelha, no bairro São Francisco, e Heloísa Mourão Marques, no bairro Aeroporto Velho, em Rio Branco.

Os espaços estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e oferecerão diversos serviços, como consulta processual, contato com diferentes repartições e setores do Poder Judiciário acreano, do Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral. Cada ponto terá dois monitores, jovens capacitados para auxiliar nos atendimentos, que receberão uma bolsa-auxílio de R$ 660.

A procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, destacou que a internet é fundamental e uma ferramenta poderosa para as pessoas terem acesso à informação, aos serviços públicos e à cidadania.

“Com esse ponto de inclusão digital, nós vamos conseguir garantir às pessoas o acesso aos seus direitos e à justiça, promovendo a sua inclusão digital. Esse espaço será de empoderamento e transformação social importantíssimo para aproximar o Poder Judiciário, Defensoria e Ministério Público ainda mais da comunidade, para resolvermos os seus problemas. É para isso que os poderes existem, para resolver os problemas da comunidade”, frisou.

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, agradeceu aos parceiros e ressaltou que o objetivo da instalação dos Pontos de Inclusão Digital é garantir o direito de todo cidadão ao acesso à Justiça.

“Esse espaço representa um passo essencial à democratização do acesso aos serviços sociais em nossa comunidade. Nosso objetivo central é reduzir essas barreiras geográficas que, por vezes, limitam o acesso à justiça. É nossa responsabilidade assegurar que esse direito seja efetivamente exercido, independentemente de onde alguém esteja localizado”, disse.

Além do MPAC, também são parceiros neste projeto, o Tribunal do Trabalho da 14ª Região (TRT 14), o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), a Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) e o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE/AC) e da Organização das Centrais de Atendimento (OCA).