Para minimizar a situação, Direção da delegacia de Tarauacá disse que vai aumentar os atendimentos diários de 30 para 45 a partir da próxima segunda-feira (13)
Moradores da cidade de Tarauacá, interior do Acre, dormem na fila e esperam até 24 horas antes do início do atendimento na sede da Polícia Civil. Eles buscam a emissão da Carteira de Identidade (RG) e dizem que são distribuídas 30 fichas por dia, mas que o número não é suficiente.
Um vídeo feito no local mostra pessoas no chão durante a noite para aguardar o atendimento pela manhã. “Nesse exato momento, estou fazendo esse vídeo em frente à delegacia de Polícia Civil, onde as pessoas veem em busca de atendimento de madrugada para tirar ou renovar a carteira de identidade. Em frente à delegacia tem um açougue, que é onde as pessoas se abrigam nesse puxadinho aqui e passam à noite esperando o horário certo de pegar a ficha”, diz um morador no vídeo.
Ainda segundo o relato, algumas pessoas acabam voltando para casa sem atendimento porque não conseguem a ficha. “As pessoas estão vindo cedo da noite”, resumiu.
Em nota, a Polícia Civil de Tarauacá disse que o aumento na busca por atendimento foi motivado pelo considerável número de pessoas buscando regularizar seus documentos para participar do programa federal Pé-de-Meia.
Pé-de-Meia é um programa do governo federal, que, por meio do Ministério da Educação (MEC), irá fornecer incentivo financeiro para estudantes de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio da rede pública, como forma de combater a evasão escolar. Serão contemplados alunos dos 14 aos 24 anos, cuja família está inscrita no Cadastro Único (CadÚnico).
Em resposta à crescente demanda, a direção da delegacia decidiu aumentar os atendimentos diários de 30 para 45 a partir da próxima segunda-feira (13). Esta medida quer otimizar o acesso dos cidadãos aos serviços essenciais de identificação.
A instituição destaca que, no período de janeiro de 2022 a abril de 2024, já foram realizadas mais de 8.700 emissões de RG na delegacia de Tarauacá, além de três ações solidárias que beneficiaram mais de 950 pessoas.
O diretor do Instituto de Identificação do Acre, Júnior Cézar, falou que vai até a cidade verificar in loco a necessidade de estender os atendimentos. “Vou até o município verificar a necessidade de estender esse atendimento e ver a real necessidade do município”, destacou.