..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Moradores afetados pela cheia em Rio Branco podem tirar dúvidas sobre o saque do FGTS a partir de segunda (6)

Moradores afetados pela cheia em Rio Branco podem tirar dúvidas sobre o saque do FGTS a partir de segunda (6)

Solicitação é feita totalmente pelo aplicativo da Caixa, mas as pessoas que tiverem dúvidas e até mesmo dificuldades podem comparecer no prédio da Defesa Civil Municipal, que fica no antigo Mira Shopping, das 8h às 14h de segunda à sexta

Os moradores afetados pela cheia do Rio Acre e dos igarapés podem tirar dúvidas sobre o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) com equipes da Caixa Econômica Federal e da Defesa Civil de Rio Branco no Centro da capital a partir desta segunda-feira (6). O mutirão de atendimento segue até dia 23 de maio.

Cerca de 15 mil moradores afetados pela cheia histórica do Rio Acre e a enxurrada dos igarapés podem solicitar o saque FGTS para ajudar na reconstrução das casas e compra de bens perdidos na alagação na capital acreana.

Contexto: O manancial ficou mais de uma semana acima dos 17 metros chegando a alcançar a maior cota do ano, de 17,89 metros em Rio Branco. Essa foi a segunda maior cheia da história, desde que a medição começou a ser feita, em 1971. A maior cota histórica já registrada é de 18,40 metros em 2015.

A solicitação é feita totalmente pelo aplicativo da Caixa, mas as pessoas que tiverem dúvidas e até mesmo dificuldades podem comparecer no prédio da Defesa Civil Municipal, que fica no antigo Mira Shopping, das 8h às 14h de segunda à sexta.

Os trabalhadores que fizeram a solicitação do saque calamidade pública em 2023 não vão poder resgatar novamente esse valor. “Caso dê errada a tentativa de cadastrar no telefone, pode comparecer com a gente. Se for motivo do endereço, da falta do endereço, temos cadastradas as pessoas atingidas. O saque não é para todos, é para quem foi atingido pela cheia”, destacou o comandante do órgão municipal, tenente-coronel José Glacio Marques de Souza.

Conforme a Defesa Civil de Rio Branco, a enchente deste ano atingiu mais de 15 mil pessoas na capital. A situação deixou muitas famílias em condições precárias e, para tentar amenizar o prejuízo, a prefeitura busca a liberação do FGTS.

Para conseguir o dinheiro, é preciso ter um saldo positivo no FGTS, comprovar que foi afetado pela enchente e não ter feito nenhuma movimentação nos últimos 12 meses no benefício. Esse pedido pode ser feito, inclusive, no próprio aplicativo.

“Preciso ter o crédito, nem todo mundo que vem efetuar o saque vai ter o crédito. Pode sacar até R$ 6,2 mil, mesmo que tenha mais, a pessoa tenha vários anos de serviço, o limite é esse. Mas, nem todos têm esse valor. Pode vir aqui com seu celular, a Caixa Econômica vai orientar e nós estamos presente pra ajudar”, concluiu.