Na manhã desta quinta-feira (07), no Palácio da Justiça, membros do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) foram agraciados com a medalha da Ordem do Mérito do Judiciário do Estado do Acre. A honraria, entregue durante sessão solene promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) em alusão ao Dia da Justiça, foi concedida em reconhecimento às significativas contribuições desses profissionais para a Justiça estadual.
Receberam a comenda, no grau de Grande Oficial, o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos do MPAC, Celso Jerônimo de Souza, e o corregedor-geral do MPAC, procurador de Justiça Álvaro Luiz Araújo Pereira. Na cerimônia, o corregedor-geral do MPAC expressou sua gratidão à Corte de Justiça do Acre, destacando os desembargadores Élcio Mendes e Samoel Evangelista, que indicaram seu nome.
“Recebo com muito orgulho esta distinção, pois tenho dedicado meus 27 anos de trabalho no MPAC a contribuir com a instituição e, acima de tudo, a falar de esperança às pessoas que chegam ao meu gabinete angustiadas e buscando Justiça. Dedico esta comenda à memória de minha saudosa mãe, uma professora que me ensinou a respeitar as regras da sociedade, mas antes de tudo a compreender e praticar a bondade,” afirmou Álvaro Luiz.
O procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos do MPAC também agradeceu ao Poder Judiciário pela aprovação da sua indicação, feita pela desembargadora Eva Evangelista.
“Agradeço ao Tribunal de Justiça por esta outorga da Ordem do Mérito Judiciário, que é motivo de imensa honra e emoção; nunca imaginei receber tal reconhecimento do Poder Judiciário. Ao concluir, gostaria de lembrar que estamos celebrando o Dia Nacional da Justiça e enxergo no Poder Judiciário a mesma importância que um moleiro da Prússia do século XVIII reconheceu, quando teve sua propriedade ameaçada, respondendo a investida do rei Frederico II, autor da ameaça: ‘Ainda há juízes em Berlim’, assim como afirmo que ainda há juízes no Acre. Agradeço por esta oportunidade”, declarou.
Além dos homenageados, a cerimônia foi prestigiada pelo procurador-geral de Justiça do MPAC, Danilo Lovisaro do Nascimento, pelo corregedor nacional do CNMP, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, pela procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, e outros membros do MPAC.