..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Mais de 80% dos moradores do Acre residem em casa própria, aponta IBGE

Mais de 80% dos moradores do Acre residem em casa própria, aponta IBGE

Síntese de Indicadores Sociais, divulgada nessa quarta-feira (6), mostra que 79,7% da população vive em casa própria quitada, enquanto 0,6% mora em residência própria que ainda está sendo paga

A maioria dos moradores do Acre residem em casa própria já quitada ou que ainda está sendo paga. A constatação é da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada nessa quarta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, até 2022, 79,7% da população do estado vivia em moradia própria quitada. A marca é superior à média da região Norte, que ficou em 75,2%, e da média nacional, que foi de 66%. A capital Rio Branco chegou a 74%. Outros 0,6% ainda estão pagando a casa própria, o que dá um total de 80,3% dos moradores do estado.

O número representa uma leve redução na comparação ao ano de 2019, último ano com dados disponíveis na publicação. Àquela época, a porcentagem de moradores com casa própria quitada era o mesmo - 79,7% -, mas a parcela dos que ainda pagavam a casa própria era de 1,8%. Ou seja, um total de 81,5% da população.

Logo depois, está o índice de moradores que pagam aluguel. 12,5% da população do Acre vive nesta modalidade de moradia, enquanto outros 4,8% moram em imóveis cedidos por familiares.

Em relação a 2019, a parcela da população que vive em aluguel teve uma redução, saindo de 8,4% naquele ano.

Dormitórios e banheiro

A publicação também revelou que 68% das residências têm até dois moradores ocupando cômodos utilizados como dormitório. Ou seja, a maioria dos moradores tem quarto próprio ou que divide com apenas uma pessoa.

Outros 20% dividem dormitório com mais de dois moradores, e 13% com mais de três.

O levantamento também considera dados sobre cômodos utilizados como banheiro. No Acre, 49,5% das moradias têm banheiro exclusivo utilizado por até três moradores. Em seguida, 35% têm banheiro utilizado por mais de três moradores, e outros 15% não têm banheiro exclusivo.