..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Mais de 6,2 mil eleitores usaram a gratuidade do ônibus no retorno da votação no 2º turno em Rio Branco

Mais de 6,2 mil eleitores usaram a gratuidade do ônibus no retorno da votação no 2º turno em Rio Branco

Ao todo, mais de 21,1 mil passageiros usaram o transporte público da capital nesse domingo (30), e, destes, cerca de 29,4% se beneficiaram da isenção da tarifa após o voto

A prefeitura de Rio Branco concedeu nesse domingo (30) a isenção da tarifa para os eleitores que voltavam para casa após votarem no 2º turno das eleições 2022. Ao todo, 6.209 passageiros se beneficiaram da gratuidade, segundo dados repassados ao g1 nesta segunda-feira (31) pela empresa Ricco, responsável pelo transporte público da capital acreana.

Ao todo, mais de 21,1 mil pessoas usaram o transporte pública da capital nesse domingo de eleições, o que representa quase o dobro dos demais domingos, segundo o levantamento. E destes, cerca de 29,4% usaram a gratuidade após o voto.

Essa isenção também foi concedida no primeiro turno, no dia 2 de outubro, quando seis mil gratuidades foram registradas pela empresa. Atualmente, a passagem de ônibus em Rio Branco é R$ 3,50.

A Defensoria Pública do Acre (DPE) chegou a entrar com uma ação civil pública para que a tarifa fosse zero, ou seja, ida e volta gratuitas ao eleitor. Porém, tanto o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), como o Supremo Tribunal Federal (STF) entenderam que cabe ao município decidir sobre a isenção e negaram o pedido.

A maioria das capitais brasileiras – 26 no total – ofereceu transporte público com tarifa zero nesse domingo de segundo turno das eleições de 2022. Além delas, somente Rio Branco optou pela isenção apenas na volta.

Para ter acesso à gratuidade no retorno para a casa, o eleitor tinha que apresentar o comprovante de votação e título de eleitor.

gratuidade 002 webAlberty Almeida Moura, 30 anos, usou a gratuidade no transporte público em Rio Branco — Foto: Iryá Rodrigues/g1

Formado em medicina, Alberty Almeida Moura, de 30 anos, mora no bairro Bela Vista e votou no bairro Vila Acre, no Segundo Distrito de Rio Branco, e usou a gratuidade nesse domingo. Assim como propôs a Defensoria Pública do Acre e foi negado pela Justiça, ele é a favor da tarifa zero no dia de votação.

“Peguei uber para ir e agora para retornar usei a gratuidade do ônibus, até para conferir se realmente estava funcionando. Eu acho ótimo essa medida, e, como é uma obrigação [votar], o certo seria ser de graça tanto a ida como a volta”, disse o eleitor.

A diarista Marines de Souza, de 47 anos, vota na sede do Sebrae e mora no São Francisco, em Rio Branco. Ela saiu de casa às 8h e também usou a gratuidade para retornar. “No primeiro turno usei também, achei muito bom porque, às vezes, não tem dinheiro para voltar”, disse.