..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Mais de 20 mil pessoas se inscreveram no Programa CNH Social em dois dias no Acre

Mais de 20 mil pessoas se inscreveram no Programa CNH Social em dois dias no Acre

Rio Branco tem a maior parte dos inscritos, seguida por Cruzeiro do Sul. Do total de vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência. Inscrições podem ser realizadas até 21 de maio no site do Detran

Mais de 20 mil pessoas se inscreveram no programa CNH Social nos primeiros dois dias de lançamento pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC). O edital foi lançado nessa segunda-feira (22) e visa a emissão gratuita carteiras de habilitação para pessoas de baixa renda.

A maior parte dos inscritos é da capital Rio Branco, com 9.892 pessoas cadastradas, seguida por Cruzeiro do Sul, com 2.946 inscritos.

Nesta edição, serão cinco mil vagas nas modalidades: urbana, rural e estudantil, sendo 5% delas destinadas a pessoas com deficiência. Segundo o governo, mais de 22 mil pessoas devem ser beneficiadas pelo programa até 2026.

Segundo Taynara Martins, presidente do Detran-AC, as vagas são destinadas para pessoas de baixa renda dos 22 municípios do Acre. “As pessoas têm um vasto período de inscrição. Há critérios de desempate, o primeiro é quem for de mais baixa renda. Na CNH estudantil, por exemplo, são levados em consideração alguns critérios; na CNH urbana, outros e, na CNH rural, principalmente, as pessoas só conseguem se inscrever e serem selecionados se forem da zona rural”, explica.

Inscrições

Os interessados em participar da seleção, devem fazer a inscrição entre os dias 22 de abril e 21 de maio no site do Detran (www.detran.ac.gov.br)

No momento da inscrição, o candidato poderá concorrer a apenas uma categoria, que são: habilitação gratuita nas categorias A ou B, ou ainda adição de categorias A ou B, além da possibilidade de mudança da categoria B para D, opção em que o número da CNH, válida, deve ser informado no momento da inscrição.

Os interessados devem ainda estar inscritos no CadÚnico e ativos há, pelo menos, quatro meses; ter idade igual ou superior a 18 anos; e saber ler e escrever.

Taynara também diz que as carteiras de motoristas podem ajudar na geração de emprego. “São 5 mil vagas destinadas para a adição, primeira habilitação, categoria A e B e adição de categoria, podendo ser categoria B, podendo ser categoria D. O que traz aí cidadania, possibilidade de geração de emprego também para as pessoas que forem contempladas”, esclarece a presidente.