..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Mais 7 municípios do Acre estão aptos a receber internet 5G

Mais 7 municípios do Acre estão aptos a receber internet 5G

Sinal deve ser liberado em Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Plácido de Castro e em Xapuri. Prestadoras já podem solicitar o licenciamento e ativação de estações de 5G

Mais sete cidades do Acre estão aptas a receber o sinal 5G. Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que, a partir da próxima segunda-feira (26), as prestadoras já podem solicitar o licenciamento e ativação de estações de 5G.

Em todo o país, são 187 municípios aptos. Nesta quarta (21) houve a Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI) e determinada a liberação do sinal.

O 5G, quinta geração de internet móvel, promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo.

Veja quais cidades acreanas o sinal deve ser liberado:

  • Acrelândia
  • Assis Brasil
  • Brasiléia
  • Capixaba
  • Epitaciolândia
  • Plácido de Castro
  • Xapuri

A capital Rio Branco foi a primeira do estado a ter o sinal disponível. A faixa de internet de quinta geração foi liberada na capital em outubro de 2022. A lei 2434, que regularizou a tecnologia 5G na capital acreana foi sancionada em agosto do mesmo ano pela prefeitura.

O que é o 5G?

É a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual.

A promessa é que ela trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.

Essa evolução da rede permite conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão.

Como faço para acessar o 5G?

Para ter acesso à internet móvel de quinta geração, a pessoa precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados. Também é preciso estar na área de cobertura.