..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Maior parte da população do AC precisa se deslocar por pelo menos 3 horas para ter acesso a teatros, cinemas e museus

Maior parte da população do AC precisa se deslocar por pelo menos 3 horas para ter acesso a teatros, cinemas e museus

Dados Sistema de Informações e Indicadores Sociais (SIIC) apontam que maior parte da população vive em regiões que só têm acesso a cultura em municípios, em média, a 3 horas de distância. Pesquisa também mostra que mais de 77% da população acima de 10 anos de idade tem acesso à internet

Um levantamento com base no Sistema de Informações e Indicadores Sociais (SIIC) mostra que moradores do Acre precisam se deslocar, em média, por mais de 3 horas para ter acesso a equipamentos culturais como teatros, cinemas e museus.

A pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nessa sexta-feira (1), mostra que, considerando cada estabelecimento, a média de deslocamento para os acreanos é de 3h27 para museus, 4h14 para cinemas e 3h para teatro ou sala de espetáculo.

Apesar de altos, os índices ficaram abaixo da média registrada na Região Norte, que foi de 3h35, 5h25 e 4h15 respectivamente.

“Os dados retratam uma desigualdade regional: enquanto no Norte, os moradores de 70% dos municípios teriam que passar pelo menos esse tempo de deslocamento para acessar o equipamento cultural, no Sul, essa proporção era apenas 1,3%”, acrescenta o IBGE.

No recorte proporcional da população, 31% dos moradores precisam percorrer 3h de distância até município com teatro, maior índice neste tipo de estabelecimento. Já para cinemas, 45,5% da população tem acesso somente em município a mais de 3 horas de distância.

Por fim, 27,3% da população tem acesso a museu em município a mais de 3h de distância, empatado com a porcentagem que tem acesso em município entre 1h e 2h de distância.

Levando em conta a porcentagem da população nos locais, os números do Acre ficaram acima da média regional. No Norte, a maior parte, 27,8% dos moradores tem acesso a equipamentos em município entre 1h e 2h de distância.

Uso de internet

Além do acesso a equipamentos culturais, a publicação também analisou dados sobre o acesso à internet nas unidades da federação. O Acre teve o 4º menor índice do país em 2022, com 77,8% de pessoas acima dos 10 anos de idade com acesso a conexões. Apesar de estar entre os índices mais baixos do país, o número representa crescimento, já que em 2021 esse número era de 76,9%.

Em relação à finalidade do uso de internet, a pesquisa apontou que os moradores do Acre utilizam a internet por mais tempo para conversar por chamadas de voz ou vídeo (95,6%), seguido por envio e recebimento de mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail .

Os dados revelam uma mudança no panorama de uso de internet por moradores do estado acreano, já que em 2021 os usuários passavam a maior parte do tempo (97,8%) enviando e recebendo mensagens, seguido por chamadas de voz ou vídeo (97,3%).

Os usuários recorreram a telefones celulares na maior parte do uso (99,3%), seguido por televisão ou outro equipamento (26,7). A menor parte do uso foi feita através de tablets (2,2%).