Parque funciona de terça-feira a domingo, das 7h às 17h, de terça-feira a domingo. Visitação é aberta para todos os públicos e totalmente gratuita. Espécie é considerada vulnerável pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN)
O zoológico do Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco, está com uma nova moradora, uma gracinha que veio para agregar ainda mais o ambiente. Bom, pelo menos é assim que a administração define a macaquinha da espécie Callimico goeldi, um sagui que, naturalmente, habita toda a região da bacia Amazônica, incluindo Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, além do Brasil.
O Parque funciona de terça-feira a domingo, das 7h às 17h. A visitação é aberta para todos os públicos e totalmente gratuita.
A Alane Lindoso, administradora do Parque, disse que é uma felicidade poder receber a espécie.
“Nós ficamos muito felizes com a chegada do novo morador, do caçula dos primatas. Ela veio para agregar, para trazer mais pessoas para visitar nosso parque, para prestigiar a espécie. Ela foi recebida com muito carinho, por toda a equipe, pelos veterinários, e nós estamos aqui para falar para o público vir ver nossa macaquinha, para que vocês possam conhecê-la. É uma primata muito lindinha”, falou.
A pequena macaquinha ainda não foi batizada pela equipe do parque, mas o grande momento deve acontecer nos próximos dias. A novidade, no entanto, já vem chamando a atenção dos visitantes. A pequena Bianca Nery, por exemplo, disse que adorou a novidade.
“Eu ia brincar muito ele, botar para dormir, e dar comida para ele”, falou, empolgada.
O bombeiro Jonathas Nery, pai da menina, disse que aproveitou o feriadão prolongado para desfrutar do espaço com o restante da família, além de fugir um pouco do calor nesses últimos dias.
“Uma opção de vir aqui ver os animais, acaba não tendo tantas opções de lazer. Almoçamos e viemos para cá se distrair um pouco e apresentar para a Bianca os animais que ela ficou muito feliz em ver, e acaba sendo um passeio legal com a família. Apesar do calor que está fazendo, aqui não está tanto”, comentou.
E por falar em calor, com as altas temperaturas do verão amazônico, os bichos também aproveitam os recursos que têm, garantindo imagens de diversão aos visitantes. Além dos animais, o local dispõe de estrutura completa em um ambiente agradável para toda a família, especialmente para a criançada.
Os alunos da escola Altina Magalhães, de Acrelândia, no interior do estado, também aproveitaram o feriadão para fazer visitação. A iniciativa serviu para incrementar um projeto escolar sobre animais domésticos e selvagens.
Para ver na prática os animais selvagens. Agora nós tivemos o privilégio de ver as onças aqui, eles queriam muito ver, além dos macacos e das aves, uma outra aluna ficou super encantada porque ela nunca tinha visto a águia, no caso o gavião-real. A experiência valeu a pena sim, valeu o sacrifício de se acordar cedo, fizemos os lanches deles aqui”, comentou.
Espécie
Os micos-preto são considerados vulneráveis pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
“Por isso, os zoológicos possuem importante papel na conservação das espécies, pois além do banco genético, é possível trabalhar a reprodução e reintrodução de animais na natureza, como no caso da ararinha-azul”, diz o parque.
Confira as regras de visitação:
- Não alimente os animais;
- Respeite a vegetação, transite apenas pelos caminhos demarcados;
- Mantenha o parque limpo jogando todo o lixo nas lixeiras;
- Balões infláveis não devem ser usados, pois seus fragmentos são confundidos com alimentos pelos animais;
- Respeite o silêncio: não usem aparelhos sonoros em alto volume. O silêncio permitirá ouvir melhor os sons da natureza;
- Observe e proteja as placas de sinalização;
- A entrada de animais domésticos é proibida. É uma maneira de proteger a fauna nativa e os visitantes;
- É proibido o consumo de bebidas alcoólicas;
- Crianças devem estar sempre acompanhadas dos pais ou responsáveis;
- É proibido caçar, maltratar ou aprisionar qualquer espécie de animal silvestre na área do Parque;
- É proibido soltar fogos de artifício, ou explosivos perigosos ou ruidosos;
- É proibido permanecer no interior do Parque após horário de funcionamento.