Já pensou em abrir uma loja virtual? Será que realmente vale a pena? Descubra tudo sobre o assunto aqui!
Que a internet é a moeda do século XXI todos já sabemos, mas para quem tem um comércio físico, será que é lucrativo investir em lojas virtuais?
Bom, se você tinha dúvidas quanto a isso, saiba que o comércio eletrônico é a oportunidade perfeita para alavancar seu negócio, já que se trata de em um empreendimento promissor.
Só para você ter noção da dimensão alcançada nesse tipo de venda pela internet, segundo pesquisas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o e-commerce tende a crescer cerca de 35% anualmente.
Esses resultados são ainda mais surpreendentes quando pensamos nas lojas virtuais de São Paulo, onde de acordo com dados da Loja Integrada, no ano de 2017 o faturamento dessas dobrou, totalizando mais de 150 milhões de reais.
Por essas e outras razões que o e-commerce tem se tornado um excelente caminho rumo ao sucesso financeiro.
Entretanto, será que estamos falando da melhor escolha para você e seu negócio? É justamente por isso que preparei esse material exclusivo.
Confira a seguir alguns fatores que irão ajudar você a pensar sobre a oportunidade de montar ou não o seu comércio digital!
Quais são os números gerados pelas lojas virtuais brasileiras?
No universo infinito da internet, estamos rodeados por todos os cantos com anúncios, propagandas, sites e ofertas provenientes de compra e venda online.
Contudo, antes de pensar em apostar nessa oportunidade de mercado, é essencial analisar os resultados, concorda?
Pensando em lhe ajudar, fizemos uma pesquisa minuciosa na internet sobre o assunto, no qual encontramos dados bem relevantes que podem lhe esclarecer sobre a viabilidade de abrir uma loja virtual.
O primeiro dado a ser levado em conta é com relação ao número de lojas virtuais presentes no mercado. Segundo um levantamento do BigData Corp em parceria com o PayPal, até o primeiro semestre de 2019, haviam aproximadamente 930 mil sites de venda online no Brasil.
Outro ponto interessante é que atualmente cerca de 30% das compras realizadas no país é proveniente dos meios digitais, especialmente via celulares, e esse número só tende a crescer.
Acha pouco? Não tem certeza se o seu negócio se encaixa nessa oportunidade? Pois saiba que segundo uma pesquisa da BigData Corp e PayPal Brasil, quase 90% do comércio eletrônico no país é representado por lojas de pequeno porte.
Mas, será que mesmo assim é um negócio lucrativo? De modo geral sim, uma vez que a pesquisa mostrou que essas lojas virtuais tem cerca de 10.000 visitas ao mês, ou seja, um alcance de público além do esperado no mercado físico.
Assim, apesar do e-commerce brasileiro ter um tempo de vida média ainda pequeno (cerca de seis meses), esse número dobrou com relação à 2017, mostrando que os empreendedores digitais estão mais preparados para essa missão, o que pode garantir melhores resultados.
Então, agora que você já tem uma noção geral sobre o cenário das lojas virtuais no mercado brasileiro, é hora de avaliar suas outras possibilidades e compará-las com o e-commerce!
Comparativo entre as alternativas de expansão de negócios
Que os resultados das lojas virtuais são promissores e satisfatórios deu para perceber, não é mesmo? Mas, será que essa é a melhor forma de fazer seu negócio crescer?
Para não restarem mais dúvidas sobre isso, vamos apresentar algumas outras opções possível, para que você possa avaliar todas e ver qual a mais rentável em seu comércio.
A primeira alternativa para expandir seu negócio seria com relação à abertura de filiais, sendo uma ótima alternativa e com grandes chances de lhe dar bons rendimentos.
Entretanto, abrir outra(s) unidade(s) demandaria de um bom planejamento e estudo de mercado, teria um alto investimento inicial e também necessitaria de uma boa gestão do negócio, ou seja, uma preocupação a mais para você.
Outra possibilidade bem bacana para fazer seu negócio crescer é apostando no aumento dos produtos e serviços ofertados em sua loja física.
Porém, mesmo sendo uma ideia genial, muito lucrativa e que atrairia mais clientes ao seu negócio, seria fundamental repensar em toda a sua estrutura física (especialmente a questão do depósito), demandaria de mais profissionais para fazer o controle das mercadorias, fornecedores, funcionários e etc.
Ainda nesse viés de expansão da sua loja, comprar empresas concorrentes também é uma opção viável e que gera bons resultados. Mas, isso necessitaria de um grande investimento, sem contar que outras responsabilidades de um outro negócio cairiam sobre você.
Então, qual a melhor opção que faria com que você aumentasse seus rendimentos sem ter que se preocupar com gestão, capital de investimento, funcionários, controle de estoque e todas esses detalhes de um comércio?
É isso que veremos no tópico a seguir!
Afinal, vale a pena montar um e-commerce?
Montar uma loja virtual é realmente uma opção viável? Para que tipo de negócio é uma alternativa lucrativa? Quando pensar em expandir sua loja física para o mundo online?
Todas essas questões fazem parte do mundo empreendedor, mas saiba que atualmente a chance mais promissora é apostando no comércio eletrônico.
Por isso, lhe afirmo com toda certeza que a sua melhor escolha para expandir seu negócio é investindo no mercado digital.
A internet hoje em dia é um meio altamente lucrativo e está em constante crescimento. Além do mais, cada vez mais as pessoas compram online, devido as facilidades proporcionadas.
Saiba que com organização, preparo, estudo de mercado e persistência, sua loja virtual tende a ser mais lucrativa que a física em alguns casos, considerando que se atinge diariamente um número absurdo de pessoas.
Portanto, hoje em dia comprar pela internet é algo tão comum para nós brasileiros que com certeza se você não ingressar nesse mercado, estará perdendo dinheiro e espaço para a concorrência.
Foi se o tempo em que as pessoas tinham receio das lojas virtuais, pois atualmente é muito mais fácil, rápido e acessível, poupando tempo e oferecendo milhões de vantagens para quem compra.
Aposte nessa ideia e tenha a certeza que estará dando um grande passo em seu negócio!