Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de possibilidade chuvas intensas nos vales do Acre e do Juruá que vale até às 11h desta quarta (19)
A forte chuva que caiu no início da tarde desta terça-feira (18) na capital acreana causou o desmoronamento de uma laje em uma residência localizada no Loteamento Santa Luzia, no bairro Apolônio Sales. Segundo a Defesa Civil Municipal, também houve o destelhamento de uma casa no Conjunto Rui Lino.
Mesmo com o vento forte, a Defesa Civil informou que só atendeu essas duas ocorrências.
O tenente-coronel e coordenador da Defesa Civil, Cláudio Falcão, disse que esse foi o quinto temporal deste mês.
“Continuamos naquela média de um temporal a cada três dias. Esse temporal foi forte, mas não foi uma ventania generalizada. Tivemos duas ocorrências muito parecidas no Calafate e no Rui Lino e em outros locais tivemos pequenas avarias. Continuamos em alerta amarelo pelo menos até o final deste mês com alto risco de ventos dessa natureza que podem voltar a acontecer a qualquer momento.”
O coordenador falou que como ainda não há um equilíbrio de temperaturas, o choque de massas quentes com massas frias pode ocasionar outros eventos desse tipo. “A média de um temporal é entre 40 minutos e uma hora e a população precisa ficar em um local seguro.”
Alerta laranja de chuvas intensas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso laranja de chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). O informe vale a partir desta terça (18) até quarta (19), às11h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Os vales do Acre e do Juruá são as regiões com maior possibilidade de chuvas.
Orientações
Para evitar acidentes, o coordenador da Defesa Civil dá dicas sobre o que as pessoas devem fazer durante temporais. Segundo ele, 80% das ocorrências com pessoas são por conta da exposição ao perigo.
“Nossa orientação é que as pessoas não se coloquem em situação de perigo, ou seja, durante o temporal, se abriguem em local seguro e esperem o temporal passar. Além disso, evitem assistir televisão, ou usar aparelhos de celular, tomar banho com chuveiro elétrico ligado”, orientou o coordenador da Defesa Civil.