..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Instituto de Terras do Acre realiza cadastramento de regularização fundiária dos moradores do bairro Rui Lino II

Instituto de Terras do Acre realiza cadastramento de regularização fundiária dos moradores do bairro Rui Lino II

O governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), está realizando o cadastramento de regularização fundiária dos moradores do bairro Rui Lino II, em Rio Branco, por meio do programa governamental Minha Terra de Papel Passado. A ação está sendo realizada desde a semana passada e se estenderá até quinta-feira, 22, na Escola Raimundo Gomes de Oliveira.

A ação transcorre após audiência pública em que o órgão estabeleceu um diálogo e esclareceu dúvidas da comunidade quanto ao processo de regularização das casas do bairro. Trata-se de uma etapa prévia, que culminará no registro regular de 460 famílias da região.

O programa Minha Terra de Papel Passado é uma política pública governamental voltada para desburocratizar a regularização fundiária, facilitando a titulação de posses irregulares e garantindo a efetividade do direito social à moradia. O programa já contou com mais de R$ 10 milhões em investimentos e, além de estar alinhado com o governo federal, também conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Acre.

A regularização fundiária transforma os núcleos em áreas legalizadas e garante o direito social à moradia, ao acesso a serviços públicos, promovendo a cidadania e qualidade de vida da população beneficiária.

O coordenador da regularização fundiária do Iteracre, Jairo Penha, ressalta a importância do programa: “Essa é uma ação de grande relevância para as famílias, tendo em vista que muitas não têm condições financeiras de realizar essa regularização por conta própria. Mais uma vez, o Estado está proporcionando tranquilidade para centenas de famílias, dando total propriedade para seus imóveis”.

A regularização fundiária é valorizada pela gestão do governador Gladson Cameli, que visa oferecer melhores oportunidades de moradia e renda. Um compromisso que beneficia pessoas como Raimundo Brito, morador da região há oito anos. “Esse processo facilita muito para a população; muitas vezes não sabemos o que fazer ou onde ir para resolver nossa situação. E aqui, com facilidade e comodidade, saímos aliviados”, diz.