..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

INSS retoma perícia após fim de greve no Acre; paralisação foi de quase dois meses

INSS retoma perícia após fim de greve no Acre; paralisação foi de quase dois meses

De acordo com um dos coordenadores do movimento grevista, perícias foram normalizadas nesta segunda-feira (23) e atendimento administrativo retoma nesta terça (24)

Os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomaram as atividades nesta segunda-feira (23) após o fim da greve da categoria que durou quase dois meses. Para o atendimento, é preciso fazer o agendamento do serviço.

Um dos coordenadores do movimento grevista, o técnico de seguro social José Margarido disse que os técnicos do administrativo retomam às suas atividades nesta terça-feira (24). Segundo ele, a equipe está fazendo o levantamento das perícias que foram adiadas durante a paralisação para fazer o reagendamento.

inss 002 webPerícias foram normalizadas nesta segunda-feira (23) — Fotos: Reprodução/Rede Amazônica Acre

“Nós consideramos que, de qualquer forma, foi um avanço levar essa discussão de como estava essa situação do INSS para a população, parlamentares e para o próprio segurado e isso causou um certo impacto que forçou um acordo. O governo sentou na mesa de negociação para discutir a situação da previdência social. Tivemos avanço com relação ao reconhecimento da nossa carreira como de estado e também com a montagem do comitê gestor da carreira de seguro social, que era uma reivindicação desde a greve de 2015”, informou Margarido.

Outro ponto que era reivindicado pela categoria era com relação ao lançamento de concurso público. “O INSS enviou uma solicitação ao Ministério da Economia pedindo autorização para realização de economia, para contratação de, no mínimo, 7,8 mil novos servidores que vão nos ajudar a atender essa clientela e a reduzir o tempo de espera dos benefícios.”

Ainda conforme o servidor, a paralisação foi encerrada, mas a luta continua para tentar discutir sobre a reposição salarial e outras pautas de interesse da categoria. “A greve foi apenas o início de todo um processo que a gente pretende continuar a nível de pressionar o congresso nacional.”