..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Inmet emite novo alerta laranja para chuvas intensas até segunda (27); Rio Acre passa dos 16,50 metros

Inmet emite novo alerta laranja para chuvas intensas até segunda (27); Rio Acre passa dos 16,50 metros

Alerta laranja do Inmet tem validade até às 11h desta segunda-feira (27) e vale para todas as regiões do Acre. Quatro municípios do Acre estão em situação de emergência

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir um novo alerta laranja de chuvas intensas para todo o Acre, com validade até às 11h desta segunda-feira (27). Chove forte me Rio Branco neste domingo e o nível do Rio Acre, preocupa. Na medição das 15h, o nível marcava 16,53 metros.

A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos que podem chegar de 60 a 100 quilômetros por hora.

O Acre tem quatro municípios em situação de emergência: Rio Branco, Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia. Em Assis Brasil, o Rio Acre teve uma vazante rápida, de 2 metros. Nesta manhã, o nível marcava 10 metros.

Neste domingo (26), os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o secretário da Defesa Civil Nacional, Wolnei Wolff, sobrevoaram as áreas atingidas em Rio Branco e garantiram a liberação imediata de R$ 1,4 milhão para ajuda humanitária.

Na capital, já são mais de 32 mil pessoas atingidas, 1.637 pessoas desabrigadas (454 famílias), 2.180 desalojados (554 famílias). A Defesa Civil Municipal está com 31 abrigos em escolas na capital com famílias atingidas pela enchente e o Parque de Exposições está sendo preparado para a construção de mais abrigos. O nível do rio Acre neste domingo (26) é de 16,42 metros.

rio acre 002 webCom aviso laranja, Inmet alerta para chuvas fortes com ventos intensos em todo o Acre — Foto: Reprodução/Inmet

As instruções dadas são:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).