Após o anúncio de paralisação emitido pelo Sindicato dos Correios e Telégrafos do Acre (Sintec-AC)
, cerca de 50% dos carteiros que trabalham em Rio Branco paralisaram as atividades nesta quarta (11). Segundo a presidente do Sintect-AC, Suzy Cristiny, mais trabalhadores devem aderir ao movimento. O atendimento nas agências não foi paralisado.
“Nosso trabalho é para uma adesão de 100%, mas sempre tem os ‘fura greve’ que ficam trabalhando. A gente entende que quanto mais forte for a greve, mas rápido eles vão resolver a situação. Hoje, a parte da distribuição está prejudicada, já que grande parte dos carteiros está paralisada. A ideia é que tenha maior adesão a partir de quinta-feira [12]”, disse a sindicalista.
A categoria reivindica melhorias salariais, manutenção do acordo coletivo e não a privatização da empresa.
Segundo o sindicato, o acordo coletivo venceu no dia 31 de agosto e não conseguiu outro acordo com a empresa, mesmo com a mediação do Tribunal Superior do Trabalho.
Proposta rejeitada
Em nota, os Correios informaram que participaram de reuniões com os trabalhadores e que foram apresentadas propostas que não foram aceitas pela categoria.
“Foi apresentada a real situação econômica da estatal e propostas para o acordo dentro das condições possíveis, considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões. Mas as federações, no entanto, expuseram propostas que superam até mesmo o faturamento anual da empresa, algo insustentável para o projeto de reequilíbrio financeiro em curso pela empresa”, afirmou em nota.
Entre as melhorias pedidas pelos trabalhadores estão: mais contratações, melhorias nas agências para atender os clientes, retorno da distribuição diária, entre outras. Além disso, a categoria é contra a privatização da estatal, um desejo do presidente Jair Bolsonaro.
Ainda em nota, os Correios dizem que contam com os trabalhadores para a recuperação financeira da empresa.
“No momento, o principal compromisso da direção dos Correios é conferir à sociedade uma empresa sustentável. Por isso, a estatal conta com os empregados no trabalho de recuperação financeira da empresa e no atendimento à população”, concluiu.
Carro dos Correios ‘atropela’ cartaz de manifestantes
Um vídeo gravado por um dos trabalhadores que participam da paralisação em frente à agência dos Correios, no Centro de Rio Branco, mostra o momento em que um dos gestores da empresa tenta sair com o carro passando por cima de uma das faixas dos grevistas.
“Não estamos bloqueando nada, estamos só estendendo faixas e teve esse problema, os gestores querendo a todo custo fragilizar o movimento grevista. A gente vê que é o desespero da empresa e má-fé, porque estamos aqui lutando, inclusive para eles também. Estamos correndo risco de ter o ponto cortado e eles ficam com essa postura que é vergonhosa”, reclamou Suzy.
Portal G1/AC