..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Governo pede desocupação do Calçadão Raimundo Escócio e orla do bairro 15 para obras em Rio Branco

Governo pede desocupação do Calçadão Raimundo Escócio e orla do bairro 15 para obras em Rio Branco

Determinação em caráter de urgência foi publicada no DOE nesta segunda-feira (6). Projetos são para construção da Ponte do Quinze e de revitalização do Calçadão Raimundo Escócio, Primeiro Distrito de Rio Branco

Em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira (6), o governo do Acre determinou, em caráter de urgência, a desocupação de imóveis que ficam no Calçadão Raimundo Escócio, no Primeiro Distrito de Rio Branco, e da orla do bairro Quinze, no Segundo Distrito, para reformas anunciadas anteriormente.

O calçadão da Rua Raimundo Escócio é uma área comercial bastante movimentada na capital e fica às margens do Rio Acre. Contudo, o local já cedeu várias vezes ao longo dos últimos anos e até causou acidente. O idoso Francisco Moreira da Silva, de 67 anos, caiu no calçadão em maio do ano passado, teve uma fratura exposta e precisou passar por duas cirurgias.

A revitalização no local inclui um perímetro de quase 5 mil metros quadrados nas proximidades do estacionamento do Mercado Municipal até o calçadão da Rua Benjamim Constant. O projeto do governo é orçado em R$ 35 milhões e promete resolver o problema de desbarrancamento da área comercial.

Após o acidente com o idoso, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur) falou sobre o projeto de contenção do calçadão, fazendo uma ligação do bairro Cadeia Velha com o Centro, por meio da Rua Epaminondas.

Ponte do Quinze

A outra área declarada de utilidade pública pelo governo é a orla do bairro Quinze, que chega a quase 54 mil metros quadrados. A desapropriação é necessária para construir da Ponte do Quinze, que vai ter cerca de 315 metros de extensão contendo acostamento, elementos separadores de pista e pista com duas faixas.

A licitação envolve também a duplicação de algumas ruas e ordenamento do trânsito, que muda com o aumento do fluxo de veículos. No bairro Quinze, a cabeceira da ponte será na Rua Nossa Senhora da Conceição, que vai ser duplicada em cerca 185 metros. Já no bairro Aeroporto Velho, a cabeceira ficará na Rua Ara com uma duplicação de 430 metros.

O projeto prevê ainda que o ordenamento do trânsito no bairro Quinze vai envolver as seguintes ruas:

  • Boulevard Augusto Monteiro
  • Nossa Senhora da Conceição
  • 17 de Outubro
  • Nossa Senhora das Crianças
  • Travessa Honório Alves

projeto 002 webProjeto prevê a construção de uma orla turística no bairro Quinze — Foto: Reprodução

A nova ponte sobre o Rio Acre faz parte de um programa de obras de cerca de R$ 585 milhões, que envolve ainda a construção do Trevo da Corrente e a orla de Rio Branco. No bairro Quinze também será construída uma orla na região que está desmoronando e onde há 34 imóveis, sendo quatro comerciais e 27 residenciais.

A previsão é que seja construída uma área de contenção de 372 metros no local, assim como foi feito na Gameleira. A ideia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop) é disponibilizar dois terrenos próximos para levar esses comércios e as residências.

No mês de janeiro, uma equipe da Rede Amazônica esteve na localidade e ouviu os moradores sobre a preocupação com o desbarrancamento. Eles temem que erosão leve casas e comércios.