Militares que forem convocados devem atuar em atividades específicas na parte de administração, atendimento, guarda, instrução ou cedidos a outros órgãos
O governo do Acre autorizou a convocação de bombeiros militares da reserva remunerada para reforçar o quadro de pessoal técnico-especializado na realização de atividades militares. O decreto foi publicado na edição desta sexta-feira (4) do Diário Oficial do Estado.
Conforme a publicação, os militares devem compor o corpo de voluntários da reserva remunerada do Corpo de Bombeiros, com quantitativo máximo de 20% do efetivo da corporação.
Esses militares, quando convocados, devem atuar em atividades específicas como:
- guarda patrimonial do Corpo de Bombeiros do Acre;
- atendimento, despacho, controle de vídeo monitoramento de ocorrência e atividades administrativas nos centros do operações;
- atividades de bombeiros de aeródromos;
- atividade de instrutores, monitores e composição do corpo docente dos centros de ensino da corporação;
- atividades de natureza administrativa, técnicas, burocráticas, nas funções de execução do Corpo de Bombeiros;
- atividades administrativas na Defesa Civil;
- atendimentos na diretoria de saúde;
- em serviços de natureza administrativa e operacional em outros órgãos e entidades da administração pública, além dos poderes legislativos e judiciário do estado ou nos poderes dos municípios
- atividades nos colégios militares e cívico militares.
A norma traz ainda que os militares da reserva estão vedados de exercerem qualquer outra atividade além dessas ou funções de comandante-geral, subcomandante-geral, chefe do estado-maior geral e comando de batalhões.
Concurso público
Como havia anunciado, o governo do Acre lançou um concurso público com 153 vagas de nível superior para o Corpo de Bombeiros Militar. As inscrições estão abertas até o próximo dia 7 de fevereiro.
O edital foi publicado no dia 10 de janeiro desse ano no DOE. Do total de vagas, 122 são para o cargo de aluno soldado combatente masculino e outras 31 para o mesmo cargo do sexo feminino. A remuneração inicial é de 4.344, 22.
Conforme o edital, a prova objetiva está marcada para ocorrer no dia 6 de março. O certame, realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), tem prazo de validade é de dois anos e o cadastro de reserva ficará limitado ao percentual de 20% das vagas existentes. As inscrições são feitas pelo site da organizadora e a taxa é de R$ 53.
Ainda segundo o edital, para participar, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos e no máximo 30. Além de nível superior completo, estatura mínima de 1,60 metro para homens e 1,55 metro para mulheres. A pessoa também precisa estar em dia com as obrigações eleitorais e não possuir condenações em virtude de crimes contra a administração pública.
Um projeto de lei que prevê aumentar a idade de ingresso na carreira militar para 32 anos foi reenviado pelo Poder Executivo do Acre nesta quinta-feira (3) para a Assembleia Legislativa do Estado (Aleac). O Estatuto dos Militares do Acre diz que a idade máxima para o cargo de soldado é de 30 anos no ato da inscrição no concurso.
Deficit bombeiros
Em agosto do ano passado, o g1 chegou a fazer uma reportagem sobre o deficit de bombeiros no estado. O Acre tem 438 bombeiros na ativa, quando o ideal, segundo a lei de Organização Básica do Corpo de Bombeiros Militar, seria pelo menos 1.750 - o que resulta em um deficit de 1.312 profissionais.
Sem concurso público para a área há quase 10 anos, o presidente da Associação das Praças Bombeiros Militares do Acre (APRABMAC), Diego Costa, dizia que a consequência é a sobrecarga de trabalho.