Secretário de Empreendedorismo e Turismo diz que ainda vai ser definido local e protocolos que serão seguidos. Evento conta com parceria da prefeitura da capital
O governo do Acre confirmou que este ano vai ocorrer a festa de réveillon em Rio Branco, após um ano sem a comemoração por conta da pandemia da Covid-19. O evento deve ser realizado em parceria com a prefeitura da capital, por meio da Fundação Garibaldi Brasil.
A decisão ocorre em meio à tendência de queda que o Acre registra com relação aos números de mortes e de novos casos de Covid-19. O último registro de morte ocorreu no dia 26 de outubro, então, o estado completa 21 dias sem mortes pela doença. Ao todo, mais de 88 mil pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus e mais de 1,8 mil perderam a vida para a doença.
Ao g1, o secretário de Empreendedorismo e Turismo (Seet) do estado, Jhon Douglas da Costa Silva, disse que assim que assumiu a pasta, no último dia 25 de outubro, o governador Gladson Cameli determinou que a festa fosse realizada. Agora, a equipe da secretaria está em tratativa com a prefeitura para decidir o local do evento, assim como os protocolos que devem ser adotados.
“Vamos delinear quais ações vão ser executadas, como vamos fazer, temos uma imensa preocupação com o tumulto que gera no Centro de Rio Branco e sabemos que existe o fator pós-pandemia, onde temos ideia de que vem pessoas dos municípios. Vai ser uma festa muito linda, e queremos oferecer o melhor para nosso povo. Sabemos que já passamos por muitas dores, todo mundo perdeu alguém próximo devido à pandemia, e o Réveillon vem para trazer esperança, trazer mais alegria para nosso povo”, afirmou o secretário.
O presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Pedro Aragão, disse que há a possibilidade de a festa ocorrer em dois pontos, na Gameleira e no Mercado Velho. A ideia é descentralizar o público e, assim, evitar grandes aglomerações.
“Estamos iniciando as conversas, o governo do estado tem a ideia de fazer na Gameleira e a prefeitura de fazer no Mercado Velho. Vamos tentar fazer uma festa grande e bonita e descentralizar o local. Estamos na fase de tratativas mesmo. Todo o planejamento deve ser montado até semana que vem e vamos levar ao conhecimento do Comitê Covid”, disse Aragão.
Ano sem comemoração
Devido à pandemia, a prefeitura cancelou a queima de fogos na Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco em 2020. Além disso, uma resolução assinada pelo Coordenador do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, o então secretário de Saúde, Alysson Bestene, o governo do Acre proibiu a realização de festas durante o Natal e o Ano novo.
Diferente de anos anteriores, em 2020 o movimento no bairro da Base, onde ocorre a tradicional queima de fogos para esperar o novo ano, em Rio Branco, foi menor.
Os organizadores e moradores do bairro resolveram fazer diferente em 2020 e soltaram balões brancos em memória às vítimas da Covid-19. No último dia do ano passado, o estado tinha 795 mortos pela doença e mais de 41 mil casos confirmados de contaminação. Na época, a taxa de ocupação dos leitos de UTI nos hospitais da rede SUS no estado subiu para 69%.
O grupo primeiro fez uma oração, seguida de um minto de silêncio e em seguida soltou os balões. Muitos ficaram dentro dos carros devido à chuva, mas outros se reuniram nas calçadas.