Informação foi divulgada pelo presidente da ApexBrasil em uma rede social, e confirmada ao g1 pela assessoria de comunicação da empresa. Serão três voos semanais em dias alternados
A Gol Linhas Aéreas vai retomar os voos diurnos entre Rio Branco e Brasília, em dias alternados, a partir do dia 2 de novembro. A informação foi divulgada pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, em vídeo publicado na noite dessa quinta-feira (31).
“Uma notícia extraordinária, eu sei que está todo mundo lutando por isso, mas eu também estou procurando fazer a minha parte. Porque o direito de ir e vir do povo acreano tem que ser garantido. Então, vejam só, a Gol tá voltando com os voos de dia. Serão três vezes na semana, a partir do dia 2 de novembro”, disse Viana.
Ao g1, a assessoria de comunicação da empresa confirmou a informação e disse que os voos serão operados às terças, quintas e sábados (Confira a nota após o texto).
Os bilhetes já estão disponíveis para compra no site da empresa, com custo de pouco mais de R$ 1,1 mil reais.
Portanto, os voos diurnos ficam definidos da seguinte maneira:
- Saída de Brasília às 8h30 (horário local)
- Saída de Rio Branco às 14H25 (horário local)
Show cancelado
A falta de voos na capital acreana tem gerado muita dor de cabeça em diferentes aspectos. Uma das apresentações musicais mais aguardadas no Acre para este ano, era o show da cantora Pitty, que estava agendado para o dia 26 de agosto, mas foi cancelado por falta de voos para a capital Rio Branco.
Em maio deste ano, mais de 60 parlamentares se reuniram na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para debater o desenvolvimento e dificuldades de acesso a estados da região Norte. Os debates ocorreram durante mais um encontro do da Associação do Parlamento Amazônico, que é um grupo da Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
Cada estado aponta o que deve ser debatido para aquela região e um relatório é montado para ser entregue ao presidente Lula. Além da particularidade de cada estado, um assunto unânime entre os deputados da região Norte é a questão da logística - com alto preço de passagens áreas e a dificuldade de acesso até a capitais de estados nortistas.
Reunião com a bancada federal
Representantes do governo estadual e de empresários do setor de turismo, parlamentares do Acre se reuniram com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, no último dia 17 de agosto. O encontro buscou discutir possíveis soluções para a crise dos voos no estado, causada pela escassez na oferta de viagens e o alto custo.
Na reunião, foram apresentadas as seguintes propostas:
- Utilização do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC) para subsídio do querosene de aviação;
- Instalação do Instrument Landing System (ILS) no aeroporto de Cruzeiro do Sul;
- Construção de aeródromo em Sena Madureira;
- Alfandegamento do aeroporto de Rio Branco.
A instalação do ILS é pauta de uma recomendação do Ministério Publico Federal do Acre (MPF-AC) ao Ministério Público do Acre (MP-AC). O órgão federal pede que o MP solicite a utilização do sistema para permitir o fluxo de aeronaves em condições meteorológicas adversas, e assim amenizar o problema da escassez de voos no estado.
O ministro Márcio França afirmou que o objetivo é garantir que mais pessoas consigam viajar no Acre, e que deve fazer uma visita ao estado para acompanhar de perto o problema.
Nota oficial
A GOL informa que vai ampliar a oferta de voos entre Brasília (BSB) e Rio Branco (RBR) a partir de 2 de novembro com três novas frequências semanais às terças, quintas e sábados. Os voos sairão de Brasília às 8h30, com chegada às 9h55 (hora RBR) e saída de Rio Branco às 14h25 (também hora local) e chegada a Brasília às 19h55 (hora BSB). A oferta de voos diários, com operação noturna, não foi alterada. São voos saindo de Brasília às 20h45 com destino à capital do Acre e retorno às 2h40, no horário de Rio Branco.