Chuva caiu na tarde desta segunda-feira (12). Árvore caiu no Conjunto Manoel Julião e deixou parte do bairro sem energia
A forte chuva que caiu na tarde desta segunda-feira (12) derrubou uma árvore no Conjunto Manoel Julião, em Rio Branco. A árvore caiu em uma rede de energia causando falta de energia no bairro. Além disso, outra árvore caiu no Belo Jardim II em cima de uma residência. Apenas na tarde desta segunda, choveu 38 milímetros na capital acreana.
A Energisa informou que encaminhou uma equipe para o local para restabelecer o serviço.
A Defesa Municipal de Rio Branco informou que, ao todo, foram duas ocorrências atendidas nesta tarde em dois bairros: Conjunto Manoel Julião e Belo Jardim II.
“Nessa segunda quinzena de dezembro as chuvas vão ser intensificadas. As pessoas precisam, acima de tudo, se abrigar, a gente verificou que o trânsito não estava no pico, mas, caso estivesse, é aconselhável que as pessoas deixem seus veículos e não entrem nas ruas alagadas. Para os pedestres, vale lembrar que eles também devem se abrigar, de preferência em um prédio público, mas jamais em baixo de árvores ou em baixo de fiação elétrica, posto de combustível ou em paradas de ônibus”, informou o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Uma árvore desabou em cima de uma casa de alvenaria localizada no Ramal da Goma, no bairro Polo Belo Jardim. De acordo com a Defesa Civil, não houve vítimas.
Acumulado de chuva
O acumulado de chuva em Rio Branco até as 6h desta segunda (12) chegou a 228 milímetros. Isso representa mais de 85% do que é esperado para todo o mês de dezembro, que é de 267,9 mm.
Com previsão de mais chuvas para os próximos dias e alertas de temporais emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil Municipal acredita que o acumulado de chuvas pode ultrapassar o esperado inicialmente.
Somente nas últimas 24 horas foram registrados 29,8 milímetros de chuva na capital acreana.
Apesar de o período mais chuvoso ter iniciado, a Defesa Civil de Rio Branco continua a operação com carros-pipas que leva água potável para comunidades rurais da capital. A previsão é que essa ação se estenda até o dia 16 de dezembro.
O aumento no volume das chuvas também reflete no nível do Rio Acre. Apesar da oscilação, o manancial voltou a subir nas últimas 24 horas e saiu de 5,08 metros nesse domingo (11) para 5,22 metros nesta segunda (12).
Alerta de temporal
Um novo aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitido nesta segunda (12) alerta para o risco de chuvas fortes com ventos intensos em todo o Acre até as 10h desta terça (13). Os alertas têm sido recorrentes na região, que entrou no chamado “inverno amazônico”, que é o período de chuvas.
A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm no dia, com ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora. É baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nesses locais.