Segundo a Defesa Civil de Rio Branco, até o momento 14 ocorrências foram atendidas, sendo pelo menos 90% somente de quedas de árvores. Quantitativo de chuva neste período foi de 21 milímetros e rajadas de vento chegaram a 65 quilômetros por hora
O temporal que caiu na capital acreana, Rio Branco, nesta segunda-feira (20) contabilizou vários estragos. Dentre as ocorrências recebidas pelas equipes da Defesa Civil Municipal e dos bombeiros estão: queda de árvores e muros, destelhamentos de residências e obstrução de vias.
O número total de ocorrências ainda não foi divulgado. No entanto, até o momento, 14 ocorrências em diversos bairros da capital foram registradas pela Defesa Civil. “Isto porque a medida que avança a hora, vai aumentando o número de ocorrências”, disse o coordenador do órgão, tenente-coronel Cláudio Falcão.
O temporal começou por volta de 13h e, ainda de acordo com Falcão, durante este período, choveu um volume de 21 milímetros. Para novembro, a média esperada é de 200 mm.
Além disto, a velocidade média dos ventos que ocasionaram estas ocorrências foi de 38 quilômetros por hora, com rajadas entre 55 a 65 km/h.
Aviso do Inmet para chuvas intensas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de tempestade para todo o Acre, com validade até às 11h de terça (13). O alerta passou a valer na manhã desta segunda (20).
A previsão é de chuva entre 20 e 60 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.