Rua 28 de Setembro foi interditada pelos bombeiros por conta da queda de árvores nesta sexta-feira (7)
A forte chuva que caiu em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, nesta sexta-feira (7) causou pontos de alagamento, desbarrancamento de terra, quedas de árvores e muros. Equipes do Corpo de Bombeiros atendem as ocorrências.
O comandante dos bombeiros na região, tenente Josadac Cavalcante informou que nessa quinta (6), antes mesmo do temporal, moradores da Rua 28 de Setembro, no bairro Morro da Glória, já tinham acionado a equipe para verificar a situação das árvores, que pareciam prestes a cair.
“Fomos lá no local ontem [quinta, 6] para cortar as árvores, mas como já estava anoitecendo, fizemos o isolamento da via para executar o corte hoje [sexta, 7]. Só que amanheceu chovendo e antes que o bombeiro subisse para cortar, uma árvore caiu. A equipe está no local aguardando a Energisa desligar a rede de energia elétrica para terminar de retirar o restante das árvores, porque com a chuva o barranco está desmoronando”, disse.
Como a rua já estava interditada desde o dia anterior, o local não tinha fluxo de pessoas e não houve feridos.
As ocorrências ainda estão em andamento. Uma equipe dos bombeiros também foi acionada após o muro de uma casa cair sobre o imóvel.
Alerta temporal
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir alerta laranja de chuvas intensas para todo o Acre, com validade até às 10h deste domingo (8).
A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos que podem chegar de 60 a 100 quilômetros por hora. Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As instruções dadas são:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).