Inscrição é feita na Secretaria de Turismo e Empreendedorismo. Evento começa dia 28 e termina dia 31 de agosto no estacionamento do Estádio Arena Juruá, em Cruzeiro do Sul
Os moradores de Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre, se preparam para a 7ª edição do Festival da Farinha, tradicional festa com venda de alimentos produzidos da macaxeira, artesanato local, dentre outros produtos regionais. Empreendedores que desejam participar do festival e garantir uma barraquinha podem se inscrever até sexta-feira (16).
A inscrição é feita na Secretaria de Turismo e Empreendedorismo. A expectativa é que 150 empreendedores participem do evento, que começa dia 28 e termina dia 31 de agosto no estacionamento do Estádio Arena Juruá.
O comerciante Antônio Albano foi um dos primeiros a se inscrever nesta segunda-feira (12). “Já participo há muitos anos, desde a Expoacre Juruá, e todos os outros eventos colocamos nossa barraca de bebidas. É uma oportunidade a mais para a gente vender nossos produtos e tentar alavancar nossas vendas”, pontuou.
O secretário municipal da Casa Civil, Ney Mazzaro, incentivou os empreendedores a se credenciarem para participar do evento.
“Claro que o carro chefe do festival são os subprodutos da mandioca. Isso vai ficar mais a cargo dos nossos produtores da zona rural que vão ter um espaço amplo para expor seus produtos. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento que vai entrar com toda ajuda e logística necessária para que a gente possa fazer, esse ano, um evento diferenciado”, explicou.
O secretário destacou que o evento terá as tradicionais casas de farinha e a mecanizada, que foi utilizada no evento de 2023, e a novidade deste ano é uma casa de farinha móvel. “Vai atender várias comunidades e as necessidades”, frisou.
Sobre a mudança no local do evento, que antes era na praça Orleir Cameli, no Centro da cidade, o secretário disse que o espaço ficou pequeno e não comportava mais a festa.
“Tínhamos que deixar muitas pessoas de fora porque, realmente, o espaço era pequeno, além do transtorno que causa no trânsito e aos comerciantes ali do Centro que se sentiam incomodados com aquela estrutura montada por praticamente uma semana. Então, estando no [estádio] Arena Juruá vamos ter mais facilidade para deixar as pessoas mais à vontade”, complementou.
Em 2023, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) informou que os quatro dias festival renderam um faturamento de R$ 515 mil aos produtores participantes. A expectativa deste ano é que a arrecadação seja bem maior.
“Temos conseguido movimentar bem no Centro da cidade, então, esse ano nossa expectativa sobe porque a participação dos empresários e empreendedores cresceu cerca de 50%, então, a gente crê que possa alcançar R$ 2 milhões em movimentação no comércio. Fazemos uma estimativa de R$ 500 mil por noite, podendo chegar a mais”, concluiu.