Linha exclusiva vai levar passageiros do parque de exposições para o Terminal Urbano até às 23h. Após esse horário, desembarque será feito em frente à prefeitura da capital acreana
Quem for curtir as atrações da Expoacre 2022 e não tiver transporte próprio vai contar com uma linha exclusiva de ônibus que vai operar até às 5h, em Rio Branco. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) montou uma estação especial de embarque em frente ao Parque de Exposições Wildy Viana, no Segundo Distrito, que vai levar e trazer os participantes do evento até o Centro da capital.
A Expoacre começa neste sábado (30), com a tradicional Cavalgada, e termina dia 7 de agosto. A feira agropecuária tem uma programação que vai desde exposição de produtos em geral, venda de alimentos até shows de cantores nacionais e locais. Além de rodeio, vai ser realizada também prova de vaquejada, prova de motocross, prova de laço em dupla, provas de tambor, entre outras atrações.
Até às 23h, essa linha exclusiva de ônibus vai levar os passageiros do parque de exposições até o Terminal Urbano. A partir desse horário, até às 5h, o desembarque será feito em frente à Prefeitura de Rio Branco, onde haverá um ponto de táxis e mototáxis para levar essas pessoas até os bairros.
Conforme a RBTrans, a linha da Expoacre vai contar com nove ônibus para fazer o transporte das pessoas. Há carros reservas para essa linha, caso seja necessário.
Além dessa linha exclusiva, os participantes podem contar ainda com os ônibus que passam pelo parque das seguintes regiões:
- Santa Maria
- Polo Benfica
- Castanheira/Garapeira
- Ufac/Rodoviária
A linha Ufac/Rodoviária vai estender a viagem até o parque de exposição para auxiliar o transporte das pessoas que participam da feira.
“Vai fazer Ufac parque de exposição [percurso]. A linha da estação vai operar até ter movimento. Vamos ter vários atendentes para atender pessoas com a mobilidade reduzida, idosos e grávidas também. Colocamos mulheres para atender outras mulheres”, confirmou o diretor de Transporte da RBTrans, Clendes Vilas Boas.
O diretor destacou ainda que haverá equipes da segurança pública acompanhando essas viagens para evitar a prática de crimes.
“Estamos fazendo algo diferente para que as pessoas possam se sentir seguras em visitar o parque. Fizemos uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar, RBTrans e Detran para, justamente, coibir esse tipo de abuso”, complementou.
Táxis e mototáxis
Ainda conforme a RBTrans, haverá um ponto de táxi e mototáxi disponível para os frequentadores da feira a partir das 17h. O desembarque e embarque deve ser feito no bolsão localizado na estrada do parque, próximo à entrada principal. Haverá apoio de agentes de trânsito na travessia da estrada.
Outro ponto será disponibilizado próximo ao Quartel Geral da PM, no Centro.
Novas medidas
A um dia do início da Expoacre, o governo editou o decreto com as medidas preventivas contra a Covid-19 e retirou a exigência do uso de máscara para permanência e circulação no Parque de Exposições Wildy Viana durante as nove noites da feira. A mudança foi publicada na edição de sexta (29) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Com o novo decreto, o uso da proteção facial é obrigatório somente em locais fechados para o caso de eventos sociais, culturais, esportivos, religiosos e similares, destinados a um público superior a 300 pessoas.
Outra mudança é com relação ao esquema de vacinação contra a Covid-19 que vai ser exigido para entrada na feira agropecuária.
Antes, o governo tinha determinado que era obrigatório a apresentação da carteira de vacina com esquema vacinal completo, exigindo que pessoas com idade acima dos 18 anos tivessem a 3ª dose do imunizante. Agora, vai ser exigido somente a 2ª dose da vacina para maiores de 12 anos. Ou, a apresentação de resultado negativo para a doença feito 24h antes da abertura do evento.
O que preciso para entrar na feira?
- levar o comprovante de vacina com esquema vacinal completo;
- uso de máscara durante o tempo de permanência e circulação em ambientes fechados;
- caso não esteja vacinada, a pessoa deve apresentar exame feito 24h antes do evento com resultado negativo para a doença.
O que é considerado esquema vacinal completo?
- Crianças de 5 a 11 anos devem comprovar ter tomado pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid;
- Pessoas com idade acima dos 12 anos devem apresentar comprovante de duas doses do imunizante.
As medidas preventivas contra a doença foram recomendadas pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 no dia 8 de julho. O decreto tem validade por 30 dias.
A fiscalização quanto ao cumprimento das medidas vai ficar a cargo dos órgãos municipais e estaduais.
Programação
- Sábado/30 de julho - cavalgada, com concentração às 8h30, no Calçadão da Gameleira. O trajeto transcorrerá pela Via Chico Mendes até o Parque de Exposições. Às 18h, ocorre a abertura dos estandes de exposição e de negócios, quiosques de gastronomia e pontos de entretenimento da feira;
- Domingo/31 de julho - abertura do rodeio;
- Segunda-feira/1º de agosto - show com os cantores João Gomes, Tarcísio do Acordeon e Vítor Fernandes;
- Terça-feira/2 de agosto - final do rodeio e os show de Maiara e Maraisa, e Netto e Henrique;
- Quarta-feira/3 de agosto - noite Católica (atração ainda não confirmada);
- Quinta-feira/4 de agosto - noite Gospel (atração ainda não confirmada);
- Sexta-feira/5 de agosto - abertura da prova de laço em dupla. Noite Amazon Music Eletronic com o DJ Ownboss; ;
- Sábado/6 de agosto - abertura da prova de vaquejada, prova de motocross e final da prova de laço em dupla;
- Domingo/7 de agosto - encerramento com o show de Wesley Safadão, 4ª Corrida Expoacre, final da prova de vaquejada e provas de tambor.