..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Estudantes de universidade em Rio Branco produzem minissérie ‘Transmissão’ sobre a pandemia de Covid-19

Minissérie tem cinco episódios que contam com depoimentos de profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus

A realidade de profissionais que vivem a incerteza dentro dos hospitais, muitos deles atendendo colegas e até mesmo familiares, pessoas que perderam entes queridos e a mudança na rotina das famílias foi tema de uma minissérie produzida por acadêmicos. Essa é a trama da minissérie “Transmissão”, feita por universitários do 5º e 6º do curso de publicidade e propaganda do Centro Universitário Unimeta, em Rio Branco.

A minissérie foi produzida entre os meses de outubro e novembro. E, em dezembro, foram lançados os episódios nas redes sociais do curso. São quatro ao todo – Perdas; Heróis; Infância; e Solidariedade -, com duração de 3 a 6 minutos e contou com a participação de 26 estudantes que trabalharam de forma sensível às experiências vivenciadas pelas pessoas durante a pandemia.

“O nosso objetivo é voltar a falar na pandemia de uma forma diferente, buscando abordar diferentes aspectos e pontos de vista, para que as pessoas entendam que o perigo não acabou”, contou o professor e coordenador do projeto, Gilberto Lobo.

mini webMinissérie conta com quatro episódios — Fotos: Divulgação

Produção

A produção foi para obtenção de notas dos alunos que estão em atividades remotas, porém, mesmo assim, saíram para campo para fazer a parte das gravações do trabalho. Um deles foi Talison Gomes, de 29 anos, que gravou o episódio ‘Heróis’ e definiu o trabalho como desafiador.

“Foi uma experiência bem desafiadora e, ao mesmo tempo, impactante, porque fiquei responsável por fazer as imagens e a edição. Procuramos os hospitais e alguns profissionais. Tive a oportunidade de entrar na UTI [Unidade de Tratamento Intensivo] Covid. E o que impactou foi isso, a minha experiência e presenciar aqueles profissionais trabalhando ali”, contou.

A produção é feita por meio de depoimentos de profissionais, incluindo enfermeiros, médicos, psicólogos e fisioterapeutas que atuam na linha de frente da Covid-19. Inclusive, também foram ouvidas crianças que tiveram que mudar sua rotina e pessoas que tiveram perdas pela doença.

“Temos a história de uma enfermeira que teve que intubar a própria irmã e fazer a reanimação de uma parada cardíaca. Ela conseguiu fazer reanimação da irmã e hoje a irmã dela está curada”, relembra sobre a produção.

Além disso, os profissionais também relataram sobre o afastamento de alguns deles do ambiente familiar para não colocar a família em risco. A mensagem é para que as pessoas entendam que a doença já levou muitas pessoas e é um perigo real.

O Acre registrou até esta quinta-feira (10) 37.672 casos de Covid-19, segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Ao todo, 744 pessoas morreram vítimas da doença.