..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Estado vai implementar Centro de Recondicionamento de Computadores do Acre em Rio Branco

Estado vai implementar Centro de Recondicionamento de Computadores do Acre em Rio Branco

Com realização do governo do Acre, por meio da Fundação de Tecnologia (Funtac), e apoio do Ministério das Comunicações (MCOM), o primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores do Estado deve ser implementado em breve, na Advocacia-Geral da União, no centro de Rio Branco.

As tratativas foram realizadas durante as últimas semanas. Nesta sexta-feira, 26, a diretora de Planejamento da Funtac, Mirla Miranda, também coordenadora do projeto, que deve beneficiar aproximadamente 800 jovens em situação de vulnerabilidade social, visitou o espaço.

A realização receberá a contribuição da Secretaria de Obras Públicas (Seop), com uma reforma, para deixar o local adequado e aconchegante para o amplo funcionamento.

O projeto social envolve 3 pilares, desde a sustentabilidade, com o recolhimento de computadores e notebook inservíveis, permitindo que estes não sejam descartados na natureza, além da capacitação de jovens e adolescentes, que estarão aptos ao final do curso a trabalhar na área, e a doação dessas máquinas para escolas municipais da região.

computadores 002Entenda como ocorre os CRCs. Foto: Uilsam Cavalcante/Funtac

A cada 10 dispositivos eletrônicos restaurados, todos devem ser cedidos para instituições de ensino fundamental e médio do Estado, em que, segundo o MCom, pelos menos 700 escolas no Acre, não possuem salas de informáticas ou PIDS (Pontos de Inclusão Digital).

A implantação da Escola Indústria Digital do Acre (EIDIG) têm apoio do senador Alan Rick, que garantiu R$ 1,5 milhões com emendas. Ele agradeceu a parceria das procuradoras federais Dra. Luciana Hoff e Dra. Tereza Ibiapina, com o auxílio no processo de cessão na AGU.

Mirla Miranda explica os próximos passos para a realização desse grandioso projeto. “A intenção é que a campanha de descarte inicie já no meio deste ano, para começar a coleta de computadores, notebooks, nobreaks, monitores, mouses e teclados, matéria prima para a capacitação dos jovens participantes”, aponta.