Escolas infantis Terezinha Kalume e Dr. Zaqueu Machado, que fica na zona rural de Rio Branco, devem ter nomes mudados a pedido do MPF. Seme informou que já recebeu a recomendação e está deliberando sobre as medidas que devem ser tomadas
Duas escolas infantis de Rio Branco devem ter o nome alterado por fazer homenagem a pessoas ligadas à ditadura militar. O Ministério Público Federal (MPF-AC) enviou uma recomendação para a Secretaria Municipal de Educação (Seme) para que a alteração seja feita por uma comissão técnica da pasta.
O documento pede que a mudança seja feita na nomenclatura das seguintes escolas:
- Escola Terezinha Kalume - no Conjunto Rui Lino;
- Escola Dr. Zaqueu Machado - no Ramal Mediterrâneo, região da Baixa Verde, zona rural de Rio Branco.
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Rio Branco informou que a Seme já recebeu o documento e está deliberando sobre as medidas que devem ser tomadas.
A educação municipal tem o prazo de 15 dias para responder o documento e também informar que tipo de ações já foram tomadas para o cumprimento. Em caso do não acatamento da medida, as razões devem ser informadas também, mas a pasta pode sofrer alguma medida judicial.
Professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) ajudaram a levantar uma lista com nomes de bairros e prédios públicos que ainda existem no estado e que fazem esse tipo de homenagem a pessoas que praticaram algum tipo de crime durante a ditadura.
Em 2021, o governo do Acre foi alvo de uma recomendação semelhante do órgão federal. Na época, foi pedido que a gestão estadual alterasse o nome de sete escolas públicas, o que já teria sido acatado.