..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Entre junho e julho, Rio Branco registrou 480 focos de queimadas

Entre junho e julho, Rio Branco registrou 480 focos de queimadas

Em maio, estado registrou 8 focos de incêndio e em junho, número subiu para 31. Somente no último domingo (2), foram contabilizados 14 focos de queimadas

Entre junho e julho, a capital Rio Branco registrou 480 focos de queimadas. O número corresponde a ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros pelo 193. Em 2022, no mesmo período, o total de ocorrências chegou a 700 na capital acreana.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (1º) pelo coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.

“Houve uma redução em relação aos focos de queimadas em comparação ao ano de 2022. Claro que desejamos manter também nos meses de agosto e setembro, que são os meses mais críticos de queimadas, de maneira que a gente venha minimizar as queimadas em todos os aspectos”, destacou.

O coronel destacou que a população pode contribuir de forma decisiva para reduzir o número de queimadas, que trazem grandes prejuízos para a saúde das pessoas, causa morte de animais, devastação de áreas verdes e pode causar a morte também de pessoas.

“Essas combinações de aumento de temperatura, juntamente com a baixa umidade do ar, a velocidade dos ventos somados à ação humana de queimar, teremos, infelizmente, grandes incêndios”, lamentou.

Em julho, considerando os dados de desmatamento ilegal, queimadas, incêndios florestais e degradação florestal nos últimos anos, o governo do Acre declarou situação de emergência ambiental em dez cidades, entre elas Rio Branco. O decreto assinado por Gladson Cameli foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

A emergência declarada é válida entre os meses de julho a dezembro de 2023. Para a medida, o governo considerou os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que, segundo a publicação, apontam um aumento de 127% no desmatamento no Acre entre os anos 2018 e 2021, comparado com o quadriênio anterior

Campanha

Para ajudar na prevenção e combate das queimadas, a Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) lançaram, no último domingo (30) a Campanha Respire Vida: Combata as Queimadas e o Desmatamento.

Casa Civil, Secretaria de Governo (Segov), Programa REM Acre, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), Ministério Púbico Estadual (MP-AC), Defesa Civil Estadual, Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Batalhão de Políciamento Ambiental (BPM-AC), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer), Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), Polícia Militar (PM-AC) e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) estão entre os órgãos, secretarias e instituições que fazem parte do combate às queimadas.