Números são de atendimentos presenciais e por e-mail. Por dia, são agendadas 40 senhas, distribuídas 100 normais e 50 especiais
O cadastro para ter acesso ao auxílio emergencial dado pelo governo durante a pandemia de Covid-19 gerou uma corrida para aqueles que precisam regularizar o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Em Rio Branco, ainda na quinta-feira (8), filas se formaram em frente à Receita Federal e a procura foi grande nos dias seguintes.
A Caixa Econômica Federal disponibilizou, ainda na terça-feira (7), o site e o aplicativo por meio do qual informais, autônomos, desempregados e MEIs já podem solicitar o auxílio emergencial de R$ 600. Mas, quem tem pendências no CPF não consegue fazer o procedimento.
Dados da Receita mostram que, de quinta (8) até esta segunda-feira (13), foram 2.487 atendimentos para regularização do documento. Deste total, 591 foram de atendimentos presenciais, com senhas distribuídas para conter aglomerações, e outros 1.896 foram pedidos enviados por e-mail.
Mesmo com o feriado prolongado por conta da Sexta-Feira Santa, os servidores resolveram não parar os trabalhos e continuaram os atendimentos de forma remota e voluntária.
Por dia foram agendadas 40 senhas, estão sendo distribuídas 100 senhas normais e 50 especiais
Ainda na quinta, um e-mail foi divulgado para cada região. O endereço foi alterado para
Caso o cidadão confirme que tenha a necessidade de regularização de dados do CPF, isso pode ser feito de forma online e gratuita pelo site da Receita Federal na Internet; existe também o Chat RFB.
As possibilidades de atendimento remoto são reforçadas, tendo em vista a pandemia da Covid-19. O atendimento presencial nas unidades “está sendo realizada de forma excepcional”.
Caso ainda não consiga fazer o procedimento pelo site, a Receita disponibilizou o endereço de e-mail. Para saber tudo que deve ser enviado no pedido eletrônico, basta acessar o site, que lista todos os documentos necessários.