Exigência passa a valer a partir desta sexta-feira (10) em alguns estabelecimentos da capital acreana. Cliente pode apresentar uma foto ou a versão digital da carteirinha, baixada pelo app Conecte SUS
A carteirinha de vacinação contra a Covid-19 com pelo menos uma das doses passa a ser exigida na porta de entrada de 18 bares e restaurantes de Rio Branco a partir desta sexta-feira (10). Caso o cliente não tenha tomado nenhuma das doses será barrado no estabelecimento.
A apresentação do comprovante de vacinação deve ser acompanhada de um documento de identidade.
Bares vão passar a exigir carteira de vacinação contra Covid para clientes em Rio Branco
Certificado de vacinação contra a Covid no Conecte SUS: saiba como emitir o documento em português, inglês e espanhol
A exigência ficou definida durante uma reunião da Associação de Bares e Restaurantes e Promotores de Eventos do Acre (Abracre) e os proprietários dos estabelecimentos. Ao todo, cerca de 30 estabelecimentos adotaram a medida, mas a partir desta sexta apenas 18 vão exigir o documento.
O cliente pode apresentar uma foto também da carteirinha de vacinação ou baixar o aplicativo do Conecte SUS e mostrar a carteira digital de imunização.
Carteirinha passa a ser exigida nos seguintes estabelecimentos a partir desta sexta:
- Academia Lounge Bar;
- Bar’tô Pub;
- Chicos Rock Bar;
- Confraria;
- Prime Lounge Beer;
- Versano;
- Tardezinha;
- Seringal Beer;
- Quiosque do Carlos;
- Vintage Pub;
- Unibeer;
- Villa Beer;
- Garagem Club;
- Contêiner Beer Food;
- SOS Bar;
- Adegar Beer;
- Quintal da Resenha;
- Sabor Potiguar.
“Vai ser exigida logo na entrada e a pessoa precisa ter tomado pelo menos a primeira dose. Quem tiver esquecido a carteirinha pode mostrar no aplicativo Conecte SUS. A ideia é incentivar as pessoas a tomarem a vacina. Se não tiver, não entra”, resumiu o presidente da associação, Leôncio Castro.
Casos Covid
O Acre registrou três novos casos de Covid-19 e nenhuma morte pela doença nessa quinta (9), de acordo com o boletim da Secretaria de Saúde do Estado. Assim, o total de infectados saiu de 87.900 para 87.903 e o de mortes permanece o mesmo, 1.815.
O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de e e 9.827 casos para cada 100 mil habitantes. A taxa de mortalidade em cada 100 mil habitantes é de 203 já a de letalidade - quantidade de mortos dentro dos números confirmados da doença - é de 2%.
Dos 70 leitos disponíveis na rede SUS em todo o Acre, seis estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos é de 9%. São 50 leitos em Rio Branco e 20 em Cruzeiro do Sul.
Vacinação no Acre
De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 730.563 doses de vacinas e foram aplicadas 709.617 doses na população até esta quinta (9), último dia em que o site foi atualizado. Das doses, 483.858 pessoas tomaram a primeira dose, 213.990 a segunda e 11.769 a dose única. Rio Branco aplicou 373,7 mil doses e Cruzeiro do Sul 96,4 mil.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.