Veículo ficará em teste na capital durante 60 dias para conclusão do Termo de Referência da RBTrans elaborado para aquisição de 30 ônibus elétricos. Previsão é de que o ônibus comece a circular no percurso entre a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a região da Corrente, que fica no 2º Distrito da capital
Durante 60 dias, um ônibus elétrico estará circulando pela capital Rio Branco em fase de testes. O prefeito Tião Bocalom chegou a anunciar que a capital acreana teria ônibus elétricos até o final de 2023, contudo, a população segue sofrendo com as más condições do transporte público.
O veículo chegou à capital no último sábado (27) e será apresentado oficialmente à população na segunda-feira (6) em um evento em frente à prefeitura. A previsão é de que o ônibus comece a circular na terça (7) no percurso entre a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a região da Corrente, que fica no 2º Distrito da capital.
“Ficará no período de 60 dias, podendo não fazer só essa linha, mas outras linhas das 42 existentes em Rio Branco. Está aqui para teste, prova de conceito de viabilidade para que depois desse processo a gente possa ter a conclusão do Termo de Referência que atende a um termo de justificativa do setor demandante, que é a diretoria de transporte da RBTrans [Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito] que solicitou a inclusão de 30 ônibus elétricos”, explicou o superintendente da RBTrans , Clendes Vilas Boas.
Dos 30 ônibus que a prefeitura espera adquirir, 20 no modelo ‘padron’ e 10 articulados. A partir desta quinta (2), alguns motoristas já começam a ser treinados para dirigir o veículo.
“Teve um que recebeu treinamento no mesmo dia que o pessoal chegou, no dia 27. Quem trouxe o ônibus é um técnico, então, não passou algumas informações para um motorista que vinha estudando os manuais”, complementou.
O superintendente destacou que as equipes da empresa estão concluindo alguns ajustes para que o veículo circule com segurança, como a instalação de carregadores nos terminais. Após o período de teste, o veículo deve voltar pra empresa, que fica em Cuiabá.
“Vamos ter uma conclusão do estudo de viabilidade, da prova de conceito e enriquecer nosso Termo de Referência para concluir o pedido dos ônibus. Existe esse termo para que a CPL tenha a certidão da origem do projeto.