Com a seca, poluição do Rio Juruá ficou exposta e preocupa autoridades locais
Com o nível do Rio Juruá baixo, o lixo despejado de forma irregular no manancial apareceu e preocupa autoridades locais. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do município, a falta de consciência da população, que joga resíduos e muito lixo dentro do manancial, é um dos motivos da sujeira que está acumulada às margens do rio.
O Rio Juruá está com 3,23 metros nesta quarta-feira (5), de acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A cota de transbordo do manancial é de 13 metros e a de alerta é 11,80 metros.
Uma equipe da rede Amazônica esteve no local, nesta quarta (5) e flagrou a sujeira às margens do rio, que quando está cheio fica toda encoberta pelas águas. O temor é que todo esse material descartado de forma incorreta acaba poluindo o rio.
Edvaldo Gomes, secretário adjunto de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, disse que o grande acúmulo de lixo se concentra mais às margens e que o órgão tem feito um trabalho de retirada desse lixo para evitar a poluição do manancial, que tem prejudicado muitas famílias, principalmente as ribeirinhas.
“São os próprios moradores e frequentadores do local que, às vezes, de forma errônea, acabam descartando de qualquer jeito o seus resíduos. Temos aqui ao redor várias caixas de lixo que poderiam ser usadas para o descarte correto. Estamos com uma programação durante o ano para cuidar desse local. Está dentro do nosso cronograma de educação ambiental, limpeza da praia e da nossa região da beira do rio”, explicou.
Gomes falou ainda que está programado um mutirão de limpeza que deve ocorrer ainda esta semana.
“Vamos fazer esse mutirão de limpeza tendo em vista que daqui a pouco começam as enchentes e aí todo esse lixo vai ser levado poluindo o nosso Rio Juruá. Estamos com um processo também de orientação, queremos sensibilizar a população para que possam nos ajudar nesse sentido de destinar, de forma correta, os seus resíduos para que a gente possa ter um local mais salubre, limpo nessa região aqui da beira do rio, que é perto da nossa praia”, acrescentou.