..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Em Capixaba, governo incentiva cadeia produtiva de mandioca, com implementação de casa de farinha na comunidade Capatará

Em Capixaba, governo incentiva cadeia produtiva de mandioca, com implementação de casa de farinha na comunidade Capatará

Com a distribuição de um kit industrial e ajustes na infraestrutura para implementação de uma casa de farinha, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Agronegócio do Acre (Sepa), irá beneficiar os produtores rurais da comunidade Capatará, em Capixaba. O termo de cessão dos objetos foi assinado na semana passada, em Rio Branco.

A iniciativa vai dinamizar a cadeia produtiva da mandioca na região e promover um impacto na renda e qualidade de vida para mais de 55 famílias.

mandioca 002 webEquipe da Sepa e agricultores com microtrator utilizado na produção. Foto: Danna Anute/Secom

“Com a cadeia produtiva da mandioca e seus subprodutos, como farinha e goma, a agricultura familiar da região terá muitos ganhos no setor”, frisou o titular da pasta do Agronegócio, Edivan Azevedo.

“A comunidade do Capatará está feliz com as ações do governo para fortalecer a agricultura familiar”, afirmou Vanusa Correia, presidente da Associação do Capatará.

mandioca 003 webMaterial que será usado para implementar a casa de farinha. Foto: Danna Anute/Secom

Conversando com produtores como Paulo Carneiro, Azevedo pôde comprovar as melhorias com a mecanização agrícola nas propriedades, como a destoca, que é a limpeza da terra.

“Estamos tendo bons resultados, porque já passamos a primeira fase; a dificuldade é justamente o trabalho inicial da terra, com a mecanização, que representa 80% do trabalho que o produtor tem para preparar a terra e fazer o plantio”, relatou. Carneiro ainda disse que a ajuda do governo facilita a produção e aumento da produtividade.

mandioca 004 webTitular da Sepa durante visita a agricultores. Foto: Danna Anute/Secom

Além disso, o agricultor trabalha com a cadeia produtiva da mandioca, e ficou contente ao saber que a Sepa está trabalhando para implementar uma casa de farinha na comunidade.

Chefe da Divisão de Mecanização da pasta, Manoel Cumarú destacou: “Estamos dando continuidade a uma missão para fortalecer a assistência e o suporte para agricultura familiar, com máquinas e equipamentos; estamos no caminho para mudar a realidade dos produtores”.

Com a implementação da casa de farinha, a comunidade terá oportunidade de produzir mais e em menos tempo, além obter mais ganhos na renda familiar.