..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Em abrigo para desabrigados pela enchente, projeto do TJ promove casamentos e outros serviços em Rio Branco

Em abrigo para desabrigados pela enchente, projeto do TJ promove casamentos e outros serviços em Rio Branco

15 casamentos foram realizados no último fim de semana. Projeto “Justiça Sobre Rodas” continua até a próxima sexta-feira (14) com outros serviços do judiciário

União sacramentada em meio às dificuldades. Assim foi o fim de semana para 15 casais que estão no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, onde funciona o maior abrigo preparado para receber os atingidos pelas enchentes na capital acreana.

Entre a sexta-feira (7) e o domingo (9), a união de casais que não tinham condições de arcar com os custos do serviço foi feita pelo juiz Edinaldo Muniz titular da Vara de Registros Públicos, Órfãos e Sucessões e de Cartas Precatórias Cíveis da Comarca de Rio Branco.

Os atendimentos, realizados dentro de um ônibus do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), continuam até a próxima sexta-feira (14). A realização de casamentos já foi encerrada, mas serviços como audiências admonitórias, consultas sobre progressão para regime aberto, atualização de endereço de monitorados vão continuar.

Também ocorre atendimento da equipe multidisciplinar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) às mulheres abrigadas no local, fazendo trabalho preventivo de combate.

Abrigos em meio à enchente

Moradores de Rio Branco têm enfrentado a maior enchente dos últimos 8 anos, com muita chuva e o Rio Acre acima da cota de transbordamento por vários dias seguidos. Foram 42 bairros atingidos, e mais de 3,3 mil famílias precisaram ser levadas a abrigos públicos.

De acordo com o boletim de acompanhamento da Defesa Civil estadual, até o domingo, 617 famílias estavam desabrigadas em Rio Branco por conta da cheia, com um total de 1.939 pessoas. Além disso, nove abrigos montados para atender as famílias afetadas pelas enxurradas dos igarapés e enchente do Rio Acre foram desmontados, de acordo com a Defesa Civil de Rio Branco.

Apenas no Parque de Exposições Wildy Viana, o maior abrigo montado para atender os desabrigados, há 428 famílias com 1.235 pessoas.

Conforme o relatório, 290 famílias com 1.131 pessoas, que foram afetadas pela enxurrada dos igarapés, já voltaram para suas casas. Sobre os desalojados, o órgão municipal destaca que 1.982 famílias, com aproximadamente 6.541 pessoas, já retornaram para casa.