..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Educação suspende aulas em escolas públicas de Rio Branco após forte chuva que transbordou igarapés

Educação suspende aulas em escolas públicas de Rio Branco após forte chuva que transbordou igarapés

Suspensão das aulas nas escolas da rede pública estadual e municipal é por tempo indeterminado, devido aos pontos de alagação causados pelas fortes chuvas na capital

A Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) informou nesta sexta-feira (24) que as aulas nas escolas estaduais de Rio Branco estão suspensas por tempo indeterminado, devido aos pontos de alagação causados pelas fortes chuvas que atingiram a capital acreana.

“A medida visa tanto garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes, professores e servidores, como contribuir com o socorro aos desabrigados, disponibilizando o espaço das instituições para o acolhimento das famílias afetadas. O governo do Acre está acompanhando a situação de perto e informará a população sobre a retomada das aulas assim que possível”, diz nota assinada pelo secretário da pasta, Aberson Carvalho.

A Secretaria de Educação de Rio Branco também suspendeu as aulas nas escolas da rede municipal. “Toda equipe da gestão Bocalom está mobilizada no socorro das vítimas das enchentes”, diz prefeitura.

escola 002 webEscola Raimundo Hermínio de Melo foi atingida após forte chuva — Foto: Arquivo pessoal

Os estragos deixados pela chuva são muitos. Vários pontos de alagamento, rompimento de trecho na BR-364 estão entre os prejuízos. Cerca de cinco mil famílias de 27 bairros de Rio Branco estão atingidas. Além disso, pelo menos, 15 comunidades rurais da capital foram afetadas.

Segundo dados da Defesa Civil Municipal, mais de 22 mil moradores da capital estão atingidos pelas águas de igarapés e do Rio Acre. A prefeitura montou nove abrigos em escolas para receber as famílias desabrigadas e trabalha para abrir mais dez. Há pessoas desabrigadas pelas ruas.

A chuva começou na madrugada dessa quinta-feira (24) e até às 6h desta sexta, segundo a Defesa Civil do município, já choveu um acumulado de 187,2 milímetros, o que representa mais de 90% de todo o esperado para março, que é de 270,1 milímetros.

Com o volume de chuva, além dos igarapés, o Rio Acre subiu mais de seis metros. Na medição feita às 6h desta sexta, o manancial marcou 15,80 metros, acima da cota de transbordo, que é de 14 metros. E no mesmo horário na quinta ele estava com 9,76 metros.