Como em todo eclipse lunar total, satélite irá adquirir tonalidade avermelhada, chamada ‘lua de sangue’. No Acre, eclipse deve ocorrer por volta das 5h (7h horário de Brasília), quando a Lua começará a se alinhar com a Terra e o Sol
Um eclipse com “superlua” vai poder ser visto no céu do Acre na madrugada desta quarta-feira (26). O satélite irá adquirir uma tonalidade avermelhada, como em todo eclipse lunar total, e vai formar outro fenômeno conhecido como “lua de sangue”.
No Acre, o eclipse deve ocorrer por volta das 5h (7h horário de Brasília), quando a Lua começará a se alinhar com a Terra e o Sol.
Entenda o fenômeno de Eclipse com superlua
O coordenador do Planetário do Instituto Federal do Acre (Ifac), Cleyton Assis Loureiro de Souza, disse que no estado vai ser possível ver o fenômeno de 20 a 25 minutos.
“Vai pode ser visto sim, quase às 5 horas da manhã (7 horários de Brasília) mas, por pouco tempo porque logo a lua se põe. O observador tem que olhar para oeste e aguardar o fenômeno, acho que por volta das 4h30 já se deve estar acordado e conseguir ver esse fenômeno. Depois é esperar, aqui no nosso caso, por conta de a lua baixar no horizonte, não vai dar para ver por um período muito longo, apenas em torno de 20 a 25 minutos”, explicou Souza.
“Lua de sangue” é um termo usado popularmente, mas não adotado tecnicamente pelos astrônomos. Essa mudança de cor na Lua é provocada pelos mesmos fatores que fazem o céu ser azul.
Diferente de um eclipse solar total – quando o que é “escondido” é o Sol – a observação da versão lunar não exige um óculos de proteção. A visão da Lua é a olho nu. Um binóculo ou uma luneta simples podem ajudar. É mais fácil de assistir em áreas menos iluminadas – campos e praias – e com o horizonte livre.
A Lua também estará próxima de seu perigeu – ponto de sua órbita mais perto da Terra. Por isso, ela parecerá maior para quem a observa da perspectiva do nosso planeta. Quando isso acontece, o fenômeno é chamado de “superlua”.