Nesta segunda-feira (10), após reparos, o abastecimento retornou, porém reduzido, em todos os bairros da capital
Após um deslizamento de terra na captação da ETA I (Estação de Tratamento de Água) e um outro incidente em uma das bombas de 400 litros na captação da ETA II, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), precisou interromper a abastecimento de água em todos os bairros da capital, na última semana.
De acordo com o órgão, algumas intervenções precisaram ser feitas nos aparelhos. A principal interferência foi em decorrência de um deslizamento de terra na captação da ETA I, que causou a queda de algumas escoras sobre os tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade).
Além disso, em função das altas temperaturas, houve um aumento no calor das bombas, o que ocasionou o desligamento temporário para proteção dos equipamentos. O Saerb afirmou que “a equipe está trabalhando de forma eficiente para isolar a área, permitindo o resfriamento necessário para que as bombas retornem ao funcionamento normal”.
Segundo a gerente de distribuição de água da Saerb, Mona Lisa Martins, o sistema tem previsão para voltar à normalidade até a próxima sexta-feira (14).
“O maciço ainda está muito encharcado devido às fortes chuvas, o que oferece risco de novos desbarrancamentos e impede que as máquinas trabalhem na área. No entanto, a equipe está comprometida em realizar todos os esforços necessários para minimizar os transtornos e garantir a retomada do abastecimento o mais rápido possível”, explicou.
Já na ETA II, a equipe do Saerb teve que interromper o funcionamento de uma das bombas de 400 litros por segundo da KSB, devido à quebra do eixo. A falha foi identificada como “crítica”, sendo necessário interromper o serviço para fazer os reparos.
Segundo o Saerb, durante o processo, a bomba foi aberta e o grupo girante retirado para análise e conserto. Além disso, foi constatada uma vazão reduzida devido ao desgaste de uma parte do motor.
Para fazer esses reparos de forma segura e eficiente, a Saerb precisou contar com o apoio de um rebocador do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (Deracre), já que o acesso ao flutuante era inviável com o uso de APC (Aparelho de Proteção de Combustível).
O gerente de manutenção e mecânica do Saerb, Eder Franco, esclareceu que a equipe está com os trabalhos intensificados para resolver a situação o mais rapidamente possível.
“Os trabalhos se estenderam até a madrugada para garantir que o sistema voltasse à normalidade. No entanto, o rotor apresentou novas falhas mecânicas e a equipe precisou intervir novamente. Após a conclusão do conserto, o abastecimento voltará ao normal. Embora o processo de distribuição para todos os bairros leve alguns dias, estamos trabalhando para garantir que a vazão seja suficiente”.
Reparos foram feitos e todos os bairros tem abastecimento de água comprometidos em Rio Branco — Foto: Secom/ Val Fernandes
Situação de emergência
Em dezembro de 2024, com risco de novo desabamento, na Estação de Tratamento de Água I (ETA I), em Rio Branco, a Defesa Civil Municipal recomendou que a prefeitura declarasse situação de emergência na estação.
No dia 27 de dezembro do mesmo ano, o prefeito Tião Bocalom se reuniu com representantes da Defesa Civil de Rio Branco, a direção do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) e da Secretaria de Habitação e Urbanismo (Sehurb) para tratar da situação da ETA I.
No encontro ficou decidido que será usado o recurso de R$ 9 milhões, previsto para o estado por meio de um termo de compromisso com o governo federal para a modernização da ETA I. O projeto está em andamento e será submetido à Caixa Econômica Federal.
Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Rio Branco decretou, situação de emergência na ETA I devido o risco de erosão no entorno da estrutura. Segundo o coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal, a medida tem duração inicial de 180 dias, o equivalente a seis meses.